CBIC apresenta levantamento sobre a normalização na construção civil em 2022
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
No ano passado, 209 normas técnicas da ABNT passaram por algum tipo de modificação
Nos últimos 12 meses, 165 normas técnicas foram publicadas (Foto: foto-select/Shutterstock)
16/01/2023 | 14:28 — A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) — por meio de sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade — divulgou um balanço com dados referentes aos avanços da normalização na construção civil em 2022. De acordo com o estudo, no ano passado 209 normas técnicas da ABNT passaram por algum tipo de modificação, sendo que, desse total, 165 foram publicadas e as outras 44 acabaram canceladas. Além disso, 182 documentos estiveram em consulta nacional em algum momento dos últimos 12 meses.
Leia também
• O que faz um profissional da qualidade na construção civil?
• NR-7: Saiba o que muda na norma que trata da saúde do trabalhador
• Paredes de concreto: norma técnica é atualizada após dez anos de sua publicação
O levantamento mostra, ainda, que na lista de normas da ABNT, aproximadamente 2,4 mil são relacionadas à indústria da construção civil. Dessas, em torno de 1,3 mil são aplicáveis às edificações. A maioria (502) aborda a “Especificação de Materiais e Sistemas Construtivos”. Na sequência, aparecem os documentos com recomendações sobre Controle Tecnológico (458), Desempenho e Projeto (146) e Qualificação de Pessoas & Segurança no Trabalho (80).
(Fonte: CBIC)
Acompanhamento das normas técnicas
Em seu site, a CBIC oferece uma plataforma criada e gerenciada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade. A ferramenta permite o acompanhamento das principais alterações que acontecem nas normas técnicas que influenciam na construção.