Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

CBIC estimula ações de Responsabilidade Social no setor da construção

Texto: Redação AECweb

Empresas do segmento podem inscrever seus projetos sociais no Prêmio CBIC até 18/5

03 de maio de 2012 - Até 18 de maio estão abertas as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social - edição 2012. A iniciativa, que é promovida pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), por meio do FASC (Fórum de Ação Social e Cidadania), visa fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário, criando um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida.

O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social surgiu em 2005 e reconhece as empresas e entidades atuantes no setor da construção que possuem ações de responsabilidade social em diversas áreas como saúde, educação, meio ambiente, lazer e cidadania. “A construção civil, pela sua importância econômica e social, tem grande responsabilidade no processo de desenvolvimento sustentável do Brasil. Felizmente, o setor tem assumido e desempenhado muito bem esse papel”, afirma a presidente do FASC, Maria Helena Mauad, que também preside o Projeto Ampliar, instituição que profissionaliza jovens em situação de risco social com o apoio logístico do Secovi-SP.

O Prêmio possui uma categoria destinada especialmente aos Seconci’s (Serviço Social da Construção Civil), que têm por finalidade prestar serviços de assistência social, educação, promoção à saúde e prevenção de doenças ao trabalhador da construção civil. O Seconci possui mais de 20 unidades em 11 estados brasileiros.

Setor já desenvolve atividades de cunho social, segundo pesquisa

Em 2011, a CBIC encomendou uma pesquisa com o objetivo de identificar o nível de conhecimento das empresas da construção sobre o conceito de responsabilidade social e mapear as práticas dessas empresas: justificativa (o porquê da realização das ações), áreas de atuação, beneficiários, processos e responsáveis, sistemas de avaliação e divulgação dos projetos, tendências de investimentos e fontes de informação sobre o tema.

A pesquisa mostrou que ainda há espaço para avançar, mas que o setor da construção está atento ao tema e já desenvolve muitas ações de responsabilidade social. Entre as mais de 200 empresas ouvidas, distribuídas em 12 regiões metropolitanas do Brasil, 58% delas promovem trabalhos na área.

Para o presidente da CBIC, Paulo Simão, o estudo confirma a evolução que o setor vem vivendo nos últimos anos. “As empresas da cadeia produtiva da construção estão hoje profundamente engajadas com a formalização da atividade. Isso passa pelo respeito à legislação trabalhista e, mais do que isso, pela melhoria da qualidade de vida e formação dos nossos trabalhadores”, afirma. Segundo ele, o destaque que a pesquisa aponta para os investimentos sociais nas áreas de saúde, meio ambiente e educação feitos pelas empresas da construção é prova de que o setor está pensando no futuro.

Cases vencedores de 2011

Entre os vencedores da edição 2011 do Prêmio CBIC está a Pontal Engenharia, de Goiânia, que conquistou o Prêmio CBIC, na categoria Empresa, com o projeto Construindo um Mundo Melhor. O objetivo da Pontal Engenharia é alcançar o desenvolvimento sustentável de seus empreendimentos nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, por meio da promoção da melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade, otimização e preservação dos recursos naturais e um ambiente de trabalho seguro e saudável na indústria da construção civil com respeito às legislações vigentes.

A Ademi-AL (Associação das Empresas de Mercado Imobiliário de Alagoas) também foi uma das vencedoras, na categoria Entidade, com o projeto Trabalhador no Teatro – “As mãos que constroem agora vão aplaudir”. O projeto, que teve início em 2002 na área de Responsabilidade Social da Ademi-BA, conta com a parceria do Sinduscon-AL e atende, atualmente, 55 construtoras alagoanas. A ação visa valorizar os trabalhadores do setor da construção de Alagoas e seus familiares, proporcionando lazer, cultura, entretenimento e conhecimento.

Alair Paula, superintendente do Seconci-Manaus (Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus) - escolhido Destaque Social - afirma que ter as ações sociais reconhecidas pela CBIC é uma honra. “Esse reconhecimento é um incentivo para continuarmos fazendo do Seconci-Manaus uma entidade forte e importante para o setor da construção civil em nosso Estado”, diz.

A empresa Santa Bárbara Engenharia, de Belo Horizonte, foi premiada em 2011 pelo projeto Programa de Educação Básica, que consiste na implantação de turmas de ensino básico nos canteiros de obras, qualificando seus colaboradores e possibilitando-lhes o acesso à alfabetização e ao ensino básico. O Sinduscon-ES também recebeu prêmio com o programa Prêmio ECO, que  incentiva a sustentabilidade na indústria da construção capixaba.

O presidente da CBIC espera que outros projetos sociais possam ser desenvolvidos pelas inúmeras empresas do setor. Para ele, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social é um incentivo para que cada vez mais os empresários se sintam estimulados a promover ações de responsabilidade social corporativa. “A CBIC sente-se orgulhosa em agraciar iniciativas sociais exitosas, desenvolvidas pelo setor”, comemora Paulo Simão.

Mais informações sobre o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social em www.cbic.org.br/responsabilidadesocial.

Fonte: Secovi - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: