CBIC lança programa voltado à construção sustentável

Texto: Redação AECweb

Programa foi anunciado para ajudar construtoras a minimizarem problemas ambientais

22 de junho de 2010 - A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou o Programa de Construção Sustentável para ajudar as construtoras a minimizarem os problemas ambientais relacionados as suas atividades, informou a assessoria de imprensa da CBIC.

O programa integra as ações da Comissão de Meio Ambiente da CBIC e foi anunciado durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que aconteceu Maceió (AL).

As principais atividades a serem desenvolvidas no programa estão voltadas à redução de emissões de gases poluentes, a eficiência energética e o uso racional da água, bem como a utilização de materiais e de sistemas que agridam menos o meio ambiente.

Segundo a coordenadora técnica do programa, Lílian Sarrouf, o projeto surgiu a partir de estratégias adotadas no Reino Unido e do levantamento das ações desenvolvidas pela cadeia da construção, pela esfera governamental e por organizações não governamentais.

"O projeto tem como objetivo envolver os stakeholders e players do setor da construção, como construtores, incorporadores e universidades. É importante desenvolver ações produtivas que envolvam governo, sociedade, clientes e ONGs", afirmou.

A Comissão de Meio Ambiente do CBIC começou sua atuação em novembro de 2009 e consiste em três etapas: validação da metodologia, levantamento de fatores, oportunidades e estratégias, elaboração de textos do plano de ação da comissão.

Fonte: Revista Sustentabilidade