menu-iconPortal AECweb

CBIC realiza 96º ENIC para debater aplicação do BIM na construção civil

Texto: Naíza Ximenes

O evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril, na cidade de São Paulo

foto de duas pessoas manipulando um holograma e utilizando óculos de realidade virtual
A metodologia BIM utiliza tecnologias digitais para criação de modelos tridimensionais, importantes para a melhoria da eficiência e qualidade do processo de construção (Foto: ME Image/Shutterstock)

27/03/2023 | 13:50  A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) anunciou, nesta semana, que realizará o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). Neste ano, a estratégia de trabalho Building Information Modeling (BIM) será o tema principal do evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, na cidade de São Paulo.

Leia também

SP Urbanismo e C40 lançam concurso para requalificar a Praça da Bandeira, em SP
Orçamento do FGTS para Saneamento Básico sofre alterações
Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco anuncia data da 5ª edição

O 96º Enic será, além de tudo, uma das atrações da Feicon — exposição que reúne grandes nomes e profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e da América Latina. O fórum debaterá os ganhos, barreiras, caminhos e necessidades do BIM para o setor, que é definido como um conjunto de tecnologias e processos integrados. O método permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção de modo colaborativo a todos os participantes do empreendimento, durante todo o ciclo de vida da construção.

A metodologia, que pode ser incorporada no setor da construção em diferentes etapas do projeto, utiliza tecnologias digitais para criação de modelos tridimensionais, importantes para a melhoria da eficiência e qualidade do processo de construção. O resultado é refletido em uma economia significativa de tempo e de recursos, além de minimizar erros e retrabalhos.

O presidente da Comissão de Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Dionyzio Klavdianos, destacou que a utilização do BIM pode contribuir, ainda, para a redução de impactos ambientais, melhoria da segurança no canteiro de obras e aperfeiçoamento da comunicação e da colaboração entre os diversos envolvidos no processo construtivo.

Para saber mais detalhes sobre o 96º Enic, clique aqui.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: