Cinco normas para a construção civil entram em consulta pública

Texto: Redação AECweb

Consulta Nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus

27 de abril de 2011 - A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) colocou em Consulta Pública cinco normas técnicas e projetos de normas relativos à construção civil, com destaque para o 2º Projeto de Norma Técnica ABNT NBR 14941: Tintas para construção civil – Método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais – Determinação da resistência de tintas, vernizes e complementos ao crescimento de fungos em placas de Petri com lixiviação, desenvolvida pela CE-02:115.29 (Comissão de Estudo de Tintas para Construção Civil). A norma ficará em consulta até 4 de maio no site www.abntonline.com.br/consultanacional.

A Comissão de Estudo de Aparelhos Sanitários para Uso Racional da Água Aplicados nas Instalações Hidráulicas Prediais (CE-02:120.01) também disponibilizou a Consulta Nacional para o projeto de norma 02:120.01-070-1 – Componentes para esquadrias – Parte 1: Roldana – Requisitos e métodos de ensaio. O prazo-limite para que os interessados apresentem sugestões é o dia 30 de maio.

A mesma comissão também colocou em consulta a norma ABNT NBR 14162 – Aparelhos Sanitários – Sifão – Requisitos e métodos de ensaio, com data-limite em 30 de maio, e o Projeto de Norma 02:110.10-035 – Válvula e acessórios para hidrante – Requisitos e métodos de ensaio, cujo prazo-limite é 26 de maio.

Com prazo-limite estabelecido em 27 de maio, a ABNT também colocou em consulta a NBR 14913 – Fechadura de embutir – Requisitos, classificação e métodos de ensaio.

A Consulta Nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões aos Projetos de Norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções apresentadas no próprio site www.abntonline.com.br/consultanacional, mas devem ser observados os respectivos prazos-limites para apresentação das sugestões.

Aquelas sugestões que porventura constituírem objeções técnicas, desde que devidamente fundamentadas, desaconselhando a aprovação do Projeto como Norma Brasileira, serão examinadas pela Comissão de Estudo autora da ABNT. Tendo em vista a importância da Normalização Nacional para o desenvolvimento do Brasil, a ABNT considera que as sugestões apresentadas contribuirão para o aperfeiçoamento das Normas Brasileiras.

A relação de normas em Consulta Nacional também é publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Sinduscon - SP