Com aumento da demanda na construção civil, Firjan qualifica moradores
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Instituto Synthesis fechou uma parceria com a Firjan
14 de dezembro de 2012 - Precisa-se de trabalhadores para a construção civil. Com os investimentos que a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão trazendo para o Rio, as empreiteiras saem em busca de mão de obra para seus empreendimentos. Pensando nisso, o Instituto Synthesis fechou uma parceria com a Firjan para qualificar moradores do Complexo do São Carlos.
— Há vagas. O mercado está aquecido, mas temos que qualificá-los, se não, o processo é excludente — diz Adriana Gomez, coordenadora geral do instituto.
São quatro cursos com 20 alunos em cada. Os de pedreiro e armador já foram finalizados. O de eletricista terminará em fevereiro, e as aulas para os futuros bombeiros hidráulicos começam em março.
— O aluno deve ter mais de 18 anos e o ensino fundamental completo — afirma Adriana.
Os cursos duram dois meses e meio e são certificados pelo Ministério do Trabalho. Além disso, os alunos recebem uma ajuda de custo condicionada à frequência, cestas básicas e atendimento social. Oficinas de saúde, cidadania e empreendedorismo também estão incluídas na grade curricular. O aluno do curso de eletricista Jean Garcia, de 18 anos, morador do Morro de São Carlos, está empolgado com a experiência de aprender uma profissão.
— O mercado oferece salários ótimos. Sempre quis fazer esse curso. Não fiz antes porque não teria condições de pagar. Estou muito feliz por esta oportunidade — afirma o estudante.
Os interessados devem ligar para 2293-2311.
Fonte: O Globo