Com o mercado aquecido, Feicon 2010 apresentará novidades

Texto: Redação AECweb

Feira contará com 480 expositores nacionais e 249 internacionais e deve receber mais de 170 mil visitantes

11 de março de 2010 - Pronta para receber o visitante especializado do setor, ávido por produtos e soluções inovadoras, a Feicon Batimat 2010 - 18ª Feira Internacional da Indústria da Construção já colhe os frutos do momento favorável que cerca o país, com expectativa de crescimento econômico e reflexo sobre o aquecimento de obras de infraestrutura pública e privada, que geram empregos e riqueza para o Brasil.

A feira acontece de 6 a 10 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, num momento de mercado aquecido, já que as vendas de material de construção registraram alta de 4,2% em 2009, atingindo um faturamento de R$ 45,04 bilhões.

A previsão para este ano é de um crescimento de 10%, segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), acima da evolução prevista para o PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 5% a 6%.

Contribuem para essa conjuntura favorável do setor a redução do IPI sobre o material de construção, que se estende até 30 de junho, e as novas linhas oficiais de financiamento para construção da casa própria.

Juntamente com a Expolux 2010 - 12ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação, a Feicon Batimat compõe a Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação de São Paulo.

A feira contará com 480 expositores nacionais e 249 internacionais e deve receber mais de 170 mil visitantes. Vale destacar que, na edição passada, a Feicon foi o espaço escolhido pelas empresas expositoras para a apresentação de aproximadamente 2,5 mil lançamentos.

O êxito do evento pode ser medido pelo fato de que, oito meses antes de sua realização a área da Semana, de 85 mil m², já estava praticamente toda comercializada, com fila de espera para a edição de 2011 da Feicon Batimat.

Para Jair Saponari, diretor de feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do evento, o sucesso se deve não apenas ao clima de otimismo na construção civil, que aumenta a possibilidade de novos negócios, mas principalmente pelo alto nível dos expositores nacionais e do ineditismo dos lançamentos reservados para a feira. "Outro ponto que faz a diferença é a rede de relacionamentos e de conhecimento que se cria em torno do evento", salienta.

Os cuidados com a infraestrutura da feira também prosseguem. Além de todas as benfeitorias recentes nas áreas comuns do Pavilhão de Exposições, a novidade da edição deste ano é a ampliação de mais de 30% no espaço da praça de alimentação, para atender de forma completa e com conforto todos os expositores e visitantes.

Conhecimento em alta
Para provar que a Feicon Batimat 2010 também é a oportunidade para reciclar conhecimento, de 6 a 9 de abril, será realizado, simultaneamente à feira, o Núcleo de Conteúdo.

Apresentações e debates sobre temas pontuais de interesse do setor, que acontecem em dois endereços. No auditório Elis Regina do Palácio das Convenções do Anhembi, serão realizados o Seminário Gestão de Custos e Produção de Empreendimentos Imobiliários, Metodologias de Trabalho para um Novo Ciclo de Crescimento da Construção Civil; a II Conferência Internacional de Arquitetura Feicon Batimat que discutirá a programação de obras a serem executadas nas cidades-sede da Copa do Mundo; e o Seminário Green Building Council: Construindo um Brasil Sustentável.

Já na sala Kiró do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, serão realizados o Seminário Brasileiro de Material de Construção Anamaco 2010 e o VI Simpósio Sincomavi (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo).

Fonte: Feira e cia-SP