Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Começa a faltar insumo na construção civil

Texto: Redação AECweb

Com o mercado aquecido, as empresas estão realizando investimentos na intenção de atender a expressiva demanda do mercado interno.

01 de dezembro de 2010 - O mercado da construção no Brasil está enfrentando problemas com escassez de insumos. A informação é do vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Luiz Augusto Amoedo, que revelou que o mercado já sente carência de matérias-primas importantes como cimento, elevadores, aço, vidros e alumínio.

"As indústrias fornecedoras destes produtos não estavam preparadas para atender a demanda da construção civil nos últimos três anos. Com o mercado aquecido, as empresas estão realizando investimentos na intenção de atender a expressiva demanda do mercado interno, mas não se criam fábricas da noite para o dia. Requer tempo, mas existem investimentos sendo feitos para atender a demanda do setor", avisa.

Amoedo lembra que a expectativa de redução da taxa de juros no mercado nacional vai promover um aquecimento maior da economia e terá na indústria da construção seus impactos maiores.

Amoedo entende que existe especulação sobre o valor dos insumos que reflete no preço final dos imóveis. "Trata-se da lei da oferta e da procura. O valor do imóvel não vai cair. Ele se encontrava desvalorizado. No momento, a tendência é de alta. Há demanda de crescimento. Os imóveis lançados até agora ainda não conseguiram atender a imensa demanda reprimida. Somente em Salvador são 600 mil habitações e 80% para o segmento de baixa renda", explica.

Fonte: Tribuna da Bahia - BA

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: