Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Comissão de Proteção à Paisagem Urbana aprova criação de boulevard na Paulista

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Proposta será discutida em audiência pública no Edifício Martinelli

Boulevard Sua Rua
O empreendimento consiste em uma iniciativa privada para construir um espaço público que reduzirá a velocidade do tráfego de veículos e terá o chamado “traffic calming” (Foto: Cidade Matarazzo)

02/12/2021 | 13:28 – A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) aprovou, na última quarta-feira (1), o projeto de implantação de um boulevard na região da Avenida Paulista. O empreendimento consiste em uma iniciativa privada, aliada a uma manifestação de interesse social, para construir um espaço público repleto de intervenções com o intuito de reduzir a velocidade do tráfego de veículos e tornar a via mais amigável para pedestres, o que recebe o nome de "traffic calming". O Boulevard Sua Rua, como foi batizado, será construído ao longo da Alameda Rio Claro (Alameda das Flores) e no trecho da Rua São Carlos do Pinhal, entre a Alameda Rio Claro e a Rua Itapeva. 

A audiência pública, também conhecida como Edital de Chamamento Público, já havia sido marcada desde novembro, com o intuito de colher a opinião pública e discutir o futuro do ambiente coletivo urbano. Agora, além disso, ela também irá celebrar o Acordo de Cooperação com o município e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

As obras de requalificação do local incluem reforma dos pisos, construção de passeios lúdicos, criação de paisagismo, instalação de nova iluminação pública, implantação de novo mobiliário urbano (bancos, mesas e jardineiras), adição de medidas de redução de tráfego, abertura de um mercado de alimentos e orgânicos e disponibilização de acesso gratuito à internet.

As modificações serão custeadas pela própria iniciativa privada, bem como sua manutenção e operação durante os próximos 30 anos. A aprovação da CPPU atende à Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223/2006), e, no comunicado, a comissão diz ser de sua competência apreciar e emitir parecer sobre casos de aplicação de mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem da cidade. Todavia, a CPPU reiterou que a aprovação não exime a associação responsável pelo projeto de obter as demais licenças necessárias junto a outros órgãos municipais. O encontro ocorrerá no Auditório do 10º andar do Edifício Martinelli (Rua São Bento, 405, Centro). Para acessar o Edifício Martinelli e participar da reunião é necessário apresentar o Passaporte da Vacina. O acesso às dependências não será permitido sem esse documento.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: