Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Comitê gestor será responsável por implementar Estratégia BIM BR

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Governo lançou decreto que institui o grupo. Ação era um anseio do setor da construção, já que a adoção do BIM será obrigatória em obras públicas a partir de 2021


Segundo a CBIC, a criação do comitê dá nova dimensão aos esforços dos setores público e privado para a implementação do BIM na indústria da construção (Créditos: Wright Studio/ Shutterstock)

29/08/2019 | 09:24 - O Governo Federal lançou o Decreto 9.983/2019, que institui o Comitê Gestor da Estratégia do BIM (Building Information Modeling), órgão deliberativo que será responsável por implementar a estratégia nacional de disseminação da modelagem no Brasil (Estratégia BIM BR) e gerenciar suas ações.

A ação era um anseio do setor da construção, já que a adoção do BIM será obrigatória em determinadas obras públicas a partir de janeiro de 2021. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a criação do comitê dá nova dimensão aos esforços dos setores público e privado para a implementação do BIM na indústria da construção.

O grupo será formado por representantes da Casa Civil da Presidência da República; do Ministério da Economia; Ministério da Defesa; Ministério da Infraestrutura; Ministério da Saúde; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Comitê Gestor deverá, entre outras medidas:

• Definir e gerenciar as ações necessárias para o alcance dos objetivos da Estratégia BIM BR;
• Atuar para que os programas, os projetos e as iniciativas dos órgãos e das entidades públicas que contratam e executam obras públicas sejam coerentes com a Estratégia BIM BR;
• Promover o compartilhamento de informações e analisar o impacto das iniciativas setoriais relacionadas ao BIM;
• Articular-se com instâncias similares de outros países e dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Para saber mais, leia na íntegra o Decreto 9.983/2019.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: