Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação é instituído

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Decreto publicado cria novamente grupo que deverá acompanhar a implementação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H)

O Comitê também será responsável por propor e acompanhar a criação e a implementação de mecanismos, como a ampliação do acesso à moradia digna para a população carente (Créditos: Alf Ribeiro/ Shutterstock)

27/04/2020 | 15:51 - O Governo Federal publicou o Decreto nº 10.325, que cria novamente o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), extinto no ano passado. O grupo visa a acompanhar a implementação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

O comitê deverá se reunir em caráter ordinário semestralmente e em caráter extraordinário sempre que houver convocação por parte do seu coordenador ou requerimento de dois terços de seus membros.

O Comitê também será responsável por propor e acompanhar a criação e a implementação de mecanismos, como a ampliação do acesso à moradia digna para a população carente; a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade e da sustentabilidade no setor habitacional; o apoio às inovações tecnológicas no setor habitacional e no ambiente construído urbano, entre outros.

PBQP-H

Criado em 1998, o PBQP-H tem contribuído com a melhoria da qualidade da construção habitacional. De acordo com a Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), aproximadamente 2 mil construtoras, com sistemas de gestão da qualidade certificados em todo o país, foram responsáveis pela execução de aproximadamente 3,76 milhões de unidades habitacionais.

“O PBQP-H permanecerá como uma referência na construção habitacional brasileira, com foco na melhoria da qualidade e produtividade dos processos construtivos, na conformidade dos materiais e na avaliação de desempenho de sistemas e produtos inovadores e convencionais”, destaca Marcos Galindo, ex-presidente do CTECH.

(Com informações da CBIC)

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: