Como a cidade de Fortaleza estará em 2040?

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Em 5 de setembro, evento promovido pelo Sinaenco discute o futuro da Região Metropolitana de Fortaleza

04 de setembro de 2013 - Com mais de 2,4 milhões de habitantes, a cidade de Fortaleza é atualmente a quinta capital do país em termos de população e a segunda da Região Nordeste. Ela possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população e tem o 9º maior PIB municipal do país, sendo o maior do Nordeste, com R$ 37,1 bilhões. Fortaleza é ainda um importante centro econômico do Brasil, com o sétimo maior poder de compra da nação.

E nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura da Grande João Pessoa em 2040? Ela suportará toda essa pujança?

Esse cenário e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará Fortaleza daqui a 25 anos”, promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) no dia 5 de setembro, a partir das 8h30, no Hotel Gran Marquise, evento que integra uma campanha nacional que percorrerá, nos próximos meses, mais 9 metrópoles do Brasil.

De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma de todos.” Destaca Viol.

O evento foi divido em três painéis. No primeiro painel a arquiteta Regina Costa e Silva, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, apresentará as principais transformações da cidade nos últimos 25 anos. Para apresentar os planos do governo municipal para o futuro, o Secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias.

No segundo painel, intitulado a Fortaleza que queremos, falarão o arquiteto Vitor Cesar da Frota Pinto, presidente do Crea CE, a advogada da ClimateWorks Foundation (CWF), Georgia Pessoa, e o Diretor de Expansão da Faculdade da Grande Fortaleza, Adolfo de Marinho Pontes.

O terceiro painel, que mostrará os possíveis projetos para a cidade que queremos, terá como palestrantes a Diretora do Iplanfor - Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza, Lia de Souza Parente, o arquiteto e compositor Fausto Nilo Costa Junior e Jade Romero, Secretária da Comissão de Participação Popular de Fortaleza.

As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas, e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br. No website criado exclusivamente para esta campanha também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de João Pessoa.

AGENDA

De olho no futuro: como estará Fortaleza daqui a 25 anos?

Local: Hotel Gran Marquise

Data: 5 de setembro

Horário: das 8h30 as 12h30

Inscrições gratuitas pelo site olhonofuturo.org.br

Fonte: Sinaenco