Concessionária MGO Rodovias assume BR-050
A MGO Rodovias - Concessionárias de Rodovias Minas Gerais Goiás S/A, sociedade de propósito específico (SPE) criada pelo Consórcio Planalto, vencedor do leilão da BR-050/GO/MG, assume nesta segunda-feira, 13, a concessão da rodovia, informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A rodovia tem 436,6 quilômetros de extensão, entre o trevo com a BR-040 em Cristalina (GO) e o município de Delta, no Triângulo Mineiro, e é uma das vias de ligação entre o Distrito Federal e São Paulo, cortando municípios de atividade agroindustrial e comércio atacadista do Triângulo Mineiro. Na fronteira com SP, a rodovia se conecta com a Via Anhanguera.
Conforme a ANTT, os trabalhos iniciais que a MGO Rodovias deverá executar nos próximos doze meses incluem a solução de problemas localizados e a criação de condições mínimas de conforto e segurança aos usuários, conforme o contrato de concessão. Em até seis meses, por exemplo, devem ser disponibilizados serviços de socorro médico e mecânico gratuitamente aos usuários da rodovia.
Além disso, também antes do início da cobrança de pedágio, a MGO Rodovias deverá duplicar 10% do trecho total a ser duplicado até o final do 5º ano de concessão, o que corresponde a cerca de 22 quilômetros. Em cinco anos está prevista a duplicação de 218,5 quilômetros da rodovia, a construção de 22 quilômetros de vias marginais, sete passarelas, 24 interconexões e um trevo.
Na ocasião da assinatura do contrato, no início de dezembro, a empresa sinalizou que planeja concluir os 10% da duplicação prevista até o fim de 2014. O diretor-presidente da MGO Rodovias, Helvécio Soares, disse que cerca de R$ 300 milhões seriam investidos já neste primeiro ano.
A BR-050/GO/MG foi a primeira concessão a ser leiloada dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado pelo governo no segundo semestre de 2012. No pregão realizado em 18 de setembro do ano passado, o Consórcio Planalto venceu a disputa, oferecendo deságio de cerca de 42% na tarifa do preço do pedágio, em relação ao valor máximo fixado de R$ 0,07870, ou R$ 4,534 a cada 100 quilômetros. A concessão deve consumir R$ 3 bilhões de investimentos em 30 anos de contrato.
O consórcio vencedor é formado pelas empresas Senpar, Construtora Estrutural, Construtora Kamilos, Engenharia e Comércio Bandeirantes, Greca Distribuidora de Asfaltos, Maqterra Transportes e Terraplenagem, TCL Tecnologia e Construções, Ellenco Construções e Vale do Rio Novo Engenharia e Construções.