Concreto com menor pegada de carbono da Feibracon 2022 é da Votorantim Cimentos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Promovida pelo Ibracon (Instituto Brasileiro de Concreto), a Feira aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 11 e 14 de outubro
A Feibracon é promovida pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) (Foto: Votorantim Cimentos/Divulgação)
13/10/2022 | 11:16 – A Feira Brasileira das Construções em Concreto (Feibracon) foi palco para o lançamento de uma novidade sustentável da Votorantim Cimentos, o concreto Spectra. Descrito como o concreto com menor pegada de carbono da feira, o material, de traço único, promete produtividade e sustentabilidade para a obra.
Criado pela Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim — que é uma multinacional brasileira especializada em materiais de construção e soluções sustentáveis —, o Spectra se diferencia por uma alta fluidez e resistência, segundo a empresa. Ele também possui alto módulo de elasticidade e maior durabilidade, que pode substituir um conjunto de traços normalmente utilizados em um empreendimento, expandindo a vida útil da obra.
Quando comparado à emissão de CO2 total de uma estrutura construída com concretos convencionais, o Spectra pode diminuir em até 20% a pegada de carbono, além de proporcionar uma redução de 3% a 4% do custo total da estrutura. Quando comparado a um concreto convencional, por sua vez, a Engemix afirma que ele é até 25% mais durável, em média, para ambiente urbano, representando aumento de cerca de 20 anos à vida útil do projeto.
Durante a Feibracon 2022, a Votorantim também contou que o novo concreto pode até diminuir as dimensões de alguns elementos estruturais e, consequentemente, conforme o projeto, gerar a redução do volume de concreto total da estrutura em até 6%. A quantidade de aço empregada, por exemplo, pode diminuir em cerca de 8%, quando comparada aos convencionais.
“Temos o compromisso de entregar para a sociedade um concreto carbono neutro até 2050. O Spectra está em linha com esse nosso compromisso de futuro. Foram dois anos de estudos aprofundados em laboratório para buscar a dosagem ideal com matérias primas selecionadas. Realizamos também protótipos em escala industrial até chegarmos na dosagem final ideal para um concreto de traço único, trazendo ganhos extremamente positivos para a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da obra”, afirma o diretor de Vendas, Marketing e Operações de Concreto da Votorantim Cimentos, Hugo Armelin.
A Feibracon, promovida pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon), aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 11 e 14 de outubro.