menu-iconPortal AECweb

Confea e DNIT querem automatizar consulta a acervos técnicos

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Órgãos discutem a implementação de um sistema para facilitar o acesso ao banco de dados de certidões de acervo técnico, que reduziria pela metade tempo de licitações


Caso o sistema para facilitar o acesso seja implantado, o processo licitatório será completado na metade do tempo que leva hoje (crédito: Ricardo Almeida / Governo do Estado do Paraná)

24/10/2017 | 14:33 –  O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão estudando formas de facilitar o acesso ao banco de dados de Certidões de Acervo Técnico e, com isso, agilizar os processos de licitação de obras e serviços de engenharia. “Hoje, o DNIT demanda 200 dias para concluir o processo licitatório, algo que poderá ser reduzido pela metade com essa interação”, considera Halpher Luiggi, diretor executivo do órgão.

De acordo com Wanessa Borges, engenheira química do Confea, um sistema do Confea/Crea já vem sendo estudado para integrar o banco de dados de todas as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) registradas no Brasil. “O ART Nacional será um módulo desse sistema. Os registros das Anotações de Responsabilidade Técnica serão sistematizados, promovendo sua maior transparência”, completou. Borges frisou que ainda não há um prazo para a conclusão do projeto.

Leia também:

Crea-SP altera procedimento para emitir Certidão de Acervo Técnico

Registro de Livro de Ordem volta a ser obrigatório nas obras

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: