Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Conferência de arquitetura debate planejamento das cidades

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Primeira edição nacional do evento pretende discutir e propor soluções para ampliar a participação dos profissionais nos processos de decisão que estruturam as cidades brasileiras

10 de abril de 2014 - De 22 a 25 de abril, em Fortaleza, acontece a primeira edição da Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento deverá propor debates sobre temas relevantes para o planejamento das cidades em todo o país. Entre as questões que serão foco dos painéis estão as políticas públicas, formação profissional da categoria e qualidade de vida da população.

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o intuito é aproximar arquitetos da sociedade para, como parceiros estratégicos, os profissionais fazerem parte dos processos de planejamento das cidades. “É senso comum entre arquitetos e setores importantes da sociedade que Arquitetura e Urbanismo são disciplinas essenciais para a qualidade de vida da população. A prática mostra, porém, que os profissionais da área participam muito pouco dos processos de decisão e no planejamento das nossas cidades”, explica o presidente da organização, Haroldo Pinheiro.

A programação inclui em todos os grupos representantes da Sociedade. “Queremos ampliar a parceria com outros setores, através de articulações com entidades de classe, movimentos populares, ONGs, órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa e entidades de defesa do consumidor”, ressalta Pinheiro.

Entre os objetivos do evento está a organização de uma agenda que indique um conjunto de diretrizes e metas para a profissão nos próximos anos. De acordo com Pinheiro este é um momento oportuno e vai possibilitar uma visão federativa da realidade da profissão. “Será uma oportunidade excelente para, ao mesmo tempo, se contraporem questionamentos e boas práticas profissionais”, disse.

Textos-base para orientar as discussões durante o evento, estão disponíveis no site do evento. As inscrições dos interessados são gratuitas e também haverá transmissão ao vivo da conferência pela internet.

Fonte: Correio Web

 

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: