Confiança da construção cresceu em janeiro
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Dados da FGV apontam elevação de 0,9 ponto
O ICST ainda permanece abaixo do nível de dezembro de 2021, que registrou 96,7 pontos (Foto: Bannafarsai_Stock/Shutterstock)
23/02/2022 | 13:00 – O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,9 ponto de janeiro para fevereiro de 2022. O indicador, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), chegou a 93,7 pontos — em uma escala de 0 a 200 pontos.
Apesar do resultado promissor, o ICST ainda permanece abaixo do nível de dezembro de 2021, que registrou 96,7 pontos.
O indicador é calculado junto a outros três índices: o Índice de Expectativas (IE-CST), o Índice de Situação Atual (ISA-CST) e o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção.
O Índice de Expectativas (IR-CST) mede a confiança dos empresários na construção em relação ao futuro. De janeiro para fevereiro deste ano, o IR-CST alcançou os 97,7 pontos — 2,7 pontos a mais que no último resultado. Um dos motivos para esse crescimento é a melhora das perspectivas sobre a demanda dos próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA-CST), por sua vez, mede a confiança na construção no presente. Na última pesquisa, os dados indicaram recuo de 0,8 ponto ao atingir os 89,9 pontos. Este é o menor nível desde julho de 2021, que apresentou 89,4 pontos.
Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção, que mede a relação entre o produto efetivamente gerado e o potencial de capacidade produtiva das empresas, cresceu 0,3 ponto percentual, alcançando os 75,2%.