Congresso de Pontes e Estruturas homenageará os 40 anos da Ponte Rio-Niterói

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Promovido pela ABECE e ABPE, Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas começa em maio

foto

As inscrições para o VII Congresso de Pontes e Estruturas, que acontecerá no período de 21 a 23 de maio de 2014, no Rio de Janeiro (RJ), já estão abertas no endereço www.cbpe2014.com.br.

O evento é promovido pela ABECE e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e tem o objetivo de divulgar aos profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia trabalhos de pesquisa e de aplicação na área de engenharia de estruturas.

A edição deste ano homenageará os 40 anos da Ponte Presidente Costa e Silva, ou simplesmente Ponte Rio-Niterói, que liga os dois municípios desde 1974. Marco da engenharia nacional, com 13 km de extensão e 72 m de altura no trecho do vão central, é considerada uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), a maior estrutura protendida das Américas (centenas de quilômetros de cabos de aço protendidos no interior da estrutura), o maior vão em viga reta construído pelo homem (o vão central de 300 m de comprimento).

Poucos trechos rodoviários do mundo possuem tanta tecnologia e equipamentos de sinalização e controle de tráfego concentrados em apenas 13 km, sobre os quais já passaram mais de um bilhão e meio de veículos desde sua inauguração.

Por continuar sendo uma referência nacional e internacional, suscitando novas pesquisas e projetos em renomadas instituições, a Ponte Rio-Niterói servirá de inspiração para a sétima edição do Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas.

Neste contexto, o temário do evento estará contemplando as áreas específicas: Projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de Pontes, Estádios, Edifícios, Indústrias, Metropolitanos, Portos, Barragens, Plataformas Offshore, Aerogeradores e Fundações; e Normatização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de Concreto Armado e Protendido, Metálicas, Madeira, Alvenaria e Materiais Avançados.

Foram apresentados 87 resumos de trabalhos, dos quais 79 foram aprovados. A distribuição por unidades da federação (considerado o primeiro autor do resumo) é a seguinte: 20 - Rio de Janeiro, 15 - São Paulo, 9 - Distrito Federal, 6 - Minas Gerais, 5 - Santa Catarina, 4 - Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, 3 – Bahia, 2 - Ceará e Mato Grosso do Sul, e 1 - Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Portugal.

O VII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas será realizado no Hotel Pestana (Av. Atlântica, 2964 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ). Associados da ABECE têm desconto nas inscrições. Outras informações: http://www.cbpe2014.com.br.

Fonte: ABECE