Congresso marca 40 anos do Instituto Brasileiro do Concreto

Texto: Redação AECweb

Estão programadas 34 sessões científicas, onde serão apresentados cerca de 500 trabalhos de pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação nacionais e estrangeiros sobre diferentes temas

27 de julho de 2012 - Quarenta anos dedicados ao fortalecimento da cadeia produtiva do concreto. Com este lema o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON vai realizar a 54ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto, de 08 a 11 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas.

De uma reunião técnica semestral entre alguns pesquisadores brasileiros, para discutir temas como a impermeabilidade e a durabilidade das obras de concreto, o evento diversificou-se e atingiu o porte de um grande congresso nacional de engenharia civil, realizado anualmente, com o reconhecimento da comunidade técnica-científica brasileira e estrangeira de estar entre os maiores fóruns de difusão e debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

Para a edição 2012, estão programadas 34 sessões científicas, onde serão apresentados cerca de 500 trabalhos de pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação nacionais e estrangeiros sobre os temas: gestão e normalização; materiais e propriedades; projetos de estruturas; métodos construtivos; análise estrutural; materiais e produtos específicos; sistemas construtivos específicos; e sustentabilidade.

O prestígio do Congresso pode ser medido também pelo número de eventos realizados concomitantemente ao 54º Congresso Brasileiro do Concreto, reconhecimento prestado pelas entidades promotoras e patrocinadoras desses eventos.

O evento internacional “Dam World Conference”, coordenado conjuntamente pelo IBRACON e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC, de Portugal, objetiva debater o planejamento, os projetos, a operação e a manutenção de grandes barragens, fazendo frente às necessidades técnicas do momento atual de reinvestimento brasileiro no setor.

O Simpósio Latino-Americano sobre Concreto Autoadensável vai trazer as pesquisas mais recentes sobre esta tecnologia revolucionária, promessa de futuro na construção civil no Brasil e no mundo. Serão abordados temas como dosagem e produção de CAA, ensaios de caracterização e controle, propriedades mecânicas e durabilidade, normalização, sustentabilidade e as diversas aplicações do CAA, além de uma discussão dos motivos do por que o CAA é ainda uma prática distante nas construções dos países latino-americanos. O evento é promovido pelas universidades federais de Alagoas, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro, Unesp e Unisinos, e conta com patrocínio da Capes, CNPq e Sika.

Sobre o assunto, será ainda oferecido aos congressistas um minicurso, realizado em conjunto pelo IBRACON e RILEM, cuja programação estará centrada no conteúdo do livro homônimo de autoria do professor Geert De Schutter, da Universidade Ghent, um dos palestrantes do curso.

Como o Brasil é atualmente um imenso canteiro de obras, será realizada mais uma edição do Seminário “Grandes Construções”, onde serão abordados detalhes de projetos e construção de grandes obras em realização pelo país.

Em razão do forte investimento nacional em obras de infraestrutura para transportes, atenção especial será dada aos trabalhos técnico-científicos sobre pontes, estações enterradas, túneis, sistemas de pesagem em movimento, sistemas de reforço e estruturas para monotrilhos no II Simpósio de Infraestrutura Metroviária, Ferroviária e Rodoviária. O evento contará ainda com palestras dos seguintes especialistas no assunto: Daniel Cusson (NCR, Canadá); Hugo Rocha (presidente do Comitê Brasileiro de Túneis); e Andrzej Nowak (Universidade do Nebrasca, Estados Unidos).

Ainda sobre o assunto, mas focando a pavimentação em concreto, será realizado o III Workshop sobre Pavimentos de Concreto (PAV 2012), onde serão apresentados trabalhos técnico-científicos sobre tipos de pavimentos de concreto e suas aplicações, tecnologia de execução de pavimentos de concreto, inovações e manutenção de pavimentos de concreto.

Por fim, mas não menos importante, será realizada a 4ª edição do Seminário de Sustentabilidade na Cadeia Produtiva do Concreto, que vai trazer casos de sucesso em termos de programas sustentáveis implantados pelas indústrias do setor construtivo.

O evento conta com o apoio e patrocínio das empresas e entidades do setor construtivo brasileiro, que estarão reunidas na VIII Feira Brasileira de Produtos e Serviços da Construção.

Voltado a todos os profissionais, agentes e interessados do setor construtivo, o evento está com as inscrições abertas e espera receber a participação de 1000 inscritos.

Fonte: Ibracon