Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Conheça os vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Premiação contempla empresas pré-fabricadoras e profissionais que aplicam esse sistema construtivo em seus projetos

 


Arena Petry, em Santa Catarina, foi a vencedora na categoria Infraestrutura (Créditos: divulgação/ Abcic)

02/12/2019 | 16:27 - A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) realizou cerimônia para premiação dos vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2019, que contempla empresas pré-fabricadoras e profissionais que aplicam esse sistema construtivo em seus projetos. O evento aconteceu no espaço Milenium Centro de Convenções, situado na Vila Mariana, zona sul da Cidade de São Paulo.

O empreendimento Royce Connect III, localizado em Santo André (SP), foi o vencedor da categoria Edificações. O projeto possui área de 43.277 m², e é formado por um galpão para armazenamento e um edifício administrativo multipavimentos. Suas estruturas pré-fabricadas de concreto foram disponibilizadas pela Leonardi Construção Industrializada.

(Créditos: divulgação/ Abcic)

O projeto teve como um dos seus principais desafios a transformação de sua estrutura, criada inicialmente para ser moldada in loco, em pré-fabricada, sem modificar sua arquitetura rebuscada. Para isso, o empreendimento foi desenvolvido dentro de uma plataforma BIM (Building Information Model), contando com a verificação do arquiteto Fabio Vital, da Fabio Vital Arquitetura, por meio dos modelos 3D, e dos projetistas da estrutura liderados pelo engenheiro Flavio Isaia, da IGA Engenharia e Consultoria.

Na categoria Infraestrutura, o premiado foi a Arena Petry, em Santa Catarina, com 540 m² e capacidade de 17,5 mil pessoas. A arquitetura do complexo foi projetada por Luiz Octavio Almeida de Oliveira, da Topsolo, e o projeto estrutural é de Fernando Pirani Faustino, da Proaço Indústria Metalúrgica (empresa que também forneceu as estruturas pré-moldadas de concreto). Neste projeto, o pré-fabricado foi responsável por viabilizar a total preservação da arquitetura.

Com relação à categoria Pequenas Obras, o empreendimento vencedor foi a Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo, formada por três pavimentos. Pensada para ser em estrutura convencional, a obra teve também como grande desafio sua transformação em pré-fabricado. Apesar disso, a industrialização conseguiu, de maneira versátil, atende às linhas arrojadas do projeto arquitetônico, permitindo, inclusive, a redução dos prazos para execução das obras.

 

(Créditos: divulgação/ Abcic)

Neste empreendimento, a arquitetura foi projetada por Felipe Aflalo, da Aflalo & Gasperini Arquitetos, e a estrutura pelo engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi Construção Industrializada, fabricante que também forneceu materiais para a obra.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: