Consórcio retoma obras da usina nuclear Angra 3
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Contrato firma parceria entre empresas para retomar obras paralisadas em 2015
A construção da usina foi paralisada em 2015, com 65% de conclusão (Foto: Marcos Michael)
11/02/2022 | 17:20 – Na última quinta-feira (10), um novo consórcio firmou o contrato que retomará as obras da usina nuclear Angra 3. De acordo com a estatal Eletrobras Eletronuclear, que sediou o evento onde o contrato foi assinado, a construção da usina foi paralisada em 2015, com 65% de conclusão.
O consórcio vencedor da licitação foi anunciado em julho de 2021. Eles passaram por aprovações em quesitos relacionados a recursos e compliance (governança), que tiveram resultados positivos.
Elas contrataram os serviços no âmbito do Plano de Aceleração do Caminho Crítico da unidade — que consiste na conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator e da montagem eletromecânica.
Para firmar o consórcio, as empresas tiveram de ser aprovadas pelo Conselho de Administração da Eletrobras e receber anuência da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Eletronuclear.
A estatal conta que já foram investidos R$ 7,8 bilhões, e, nesse momento, o primeiro passo é a iniciação da fase de mobilização do canteiro de obras da usina. O intuito é retomar, no menor tempo possível, a construção da Angra 3.
A partir de então, o fechamento da esfera de aço de contenção, a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico serão as prioridades da construção. Esses passos compreendem parte importante da montagem eletromecânica da estrutura.
Com a conclusão dessas etapas, haverá nova licitação para contratar empresa ou consórcio responsável por finalizar obras civis e montagem eletromecânica da usina. Esse estágio será concluído através de um contrato de EPC (sigla em inglês para engenharia, gestão de compras e construção).
O único pronunciamento da Eletrobras Eletronuclear foi de que o período é de silêncio, que antecede a divulgação do balanço.