Construção civil apresenta queda em janeiro
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
CNI aponta indicador em pesquisa divulgada na última sexta-feira (22)
25 de fevereiro de 2013 - A atividade da indústria de construção civil registrou ligeira queda em janeiro, passando de 45,8 pontos em dezembro de 2012 para 45,6 pontos no mês passado.
O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam retração sobre ao mês anterior. Os dados são da pesquisa Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira.
Pelo levantamento da CNI, a indústria da construção se mantém desaquecida desde o início do segundo semestre do ano passado. Entre os setores, os menores níveis de atividade são de serviços especializados (42,9 pontos) e obras de infraestrutura (45,2 pontos). A construção de edifícios registrou nível de atividade de 48,2 pontos.
O nível de atividade da construção civil em relação ao usual para o primeiro mês do ano ficou em 46,4 pontos, ligeiramente inferior ao de dezembro de 2012 (46,5 pontos).
O índice de emprego na construção também caiu no primeiro mês de 2013. Em janeiro, o indicador ficou em 45,7 pontos, ante 46,1 pontos de dezembro de 2012. Números abaixo de 50 pontos indicam queda no emprego no setor.
Já a utilização da capacidade de operação (UCO) atingiu 68% em janeiro, o que representa queda de um ponto percentual sobre o último mês do ano passado. É o menor nível desde janeiro de 2012, início da série histórica da CNI. Esse indicador mede o volume de recursos, mão de obra e maquinário usados pelas empresas. Ele chegou a alcançar 72% em abril de 2012.
“O que se observa é a continuidade do cenário mais negativo observado no fim de 2012”, disse, em nota, o economista da CNI Danilo Garcia, para quem as expectativas de crescimento esperadas para o começo deste ano ainda não se concretizaram.
Fonte: Valor Online