Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção civil comemora bons resultados em 2009, mesmo diante da crise

Texto: Redação AECweb

O número de contratações é generoso: 5%, diz IBGE

29 de outubro de 2009 - 2009 está chegando ao fim e a construção civil comemora. O crescimento no setor vai girar entre 3,5% para as construtoras e 5% na criação de vagas de emprego.

O que parecia perdido, por conta da crise, encontra a luz do crescimento. A construção civil deve fechar o ano com um aumento de até 3,5% em relação ao ano passado. O número parece pequeno, mas nunca se construiu tanto na história. Já para o sindicato dos trabalhadores na construção civil, o número de contratações é ainda mais generoso: 5%.

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, de todas as pessoas empregadas em seis regiões metropolitanas, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo a construção civil representa 7%. Número que deve aumentar até o final do ano.

Uma empresa de Jundiaí que tem 700 funcionários está retomando os lançamentos em várias regiões do estado de São Paulo. Tem previsão para contratar mais de 100 profissionais até o final do ano. Com o mercado aquecido é difícil encontrar mão de obra disponível.

Se as obras aquecem parte da economia, as empresas que vendem materiais para construção comemoram. Em todo o país as vendas também aumentaram em pouco mais de 5% no ultimo mês.

Para Marcos Botelho, gerente de uma loja de materiais de construção, em Sorocaba, a redução do IPI fez a diferença. A medida vigora até dezembro, mas o governo já sinalizou que vai estender a redução durante todo o ano de 2010.

Fonte: Tem Mais - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: