Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção civil contrata 18 mil empregados em abril

Texto: Redação AECweb

Números da SindusCon-SP registram 65% das vagas para a região Sudeste

28 de maio de 2009 - O emprego na construção civil voltou a registrar alta em abril, com a contratação de 18 mil empregados em todo o país, segundo dados do SindusCon-SP (sindicato do setor em São Paulo) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). O ritmo é semelhante ao registrado no mês de março, quando foram abertas 18.341 vagas com carteira assinada no setor.

A pesquisa do sindicato, baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na semana passada, mostra que o crescimento no ritmo de abertura de vagas foi de 0,85% em abril, 0,2 pontos percentuais menor do que em março. No ano, o volume de vagas no setor da construção brasileira cresceu 2,63%, com a abertura de 54.761 vagas. O total de contratados no setor é de 2,14 milhões.

"O desempenho reflete os contratos assinados antes da crise e mostra uma recuperação parcial da queda ocorrida em novembro e dezembro do ano passado", afirmou Sergio Watanabe, presidente do sindicato. Em São Paulo, o nível de emprego na construção em abril aumentou 1,21% frente a março, com a abertura de 7.344 vagas, segundo o levantamento. Na comparação o mesmo mês do ano passado, o acumulado de vagas criadas é de 616 mil (alta de 8,97%).

Por região, somente o Norte registrou queda do nível de emprego do setor em abril: com 142 demissões (0,15%). Em compensação, o Centro-Oeste contratou 2.966 trabalhadores (alta de 1,87%) e o Sudeste abriu 11.840 vagas (alta de 0,99%).

Fonte: Valor Econômico

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: