Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção civil contrata mais 33,8 mil trabalhadores em maio

Texto: Redação AECweb

Emprego no setor aproxima-se de 3 milhões de trabalhadores com carteira

18 de julho de 2011 - A contratação de mais 33,8 mil trabalhadores com carteira assinada elevou o nível de emprego na construção civil brasileira em 1,15% no mês de maio em comparação a abril. Nos cinco primeiros meses de 2011, o setor contratou mais 159 mil trabalhadores (aumento de 5,62%). No acumulado de 12 meses, são 239,6 mil a mais (+8,72%). É o que mostra a pesquisa mensal feita pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) com a FGV.

Com as novas contratações, a construção brasileira empregava quase 2,99 milhões de trabalhadores com carteira no final de maio.

Segundo o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, "o crescimento do emprego demonstra que a indústria da construção continua aquecida, executando o que foi contratado tanto em empreendimentos residenciais e comerciais privados como em obras dos Programas Minha Casa, Minha Vida e de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como em obras dos programas estaduais e municipais. Isto sustenta a nossa previsão de que o PIB da construção deverá crescer 5% neste ano, acima da variação esperada para o PIB nacional".

Estado de São Paulo


No Estado de São Paulo, a construção contratou mais 5,6 mil trabalhadores em maio (+0,71%), o que elevou para 40 mil o número das vagas criadas neste ano (+5,37%) e para 44,7 mil (+6,02%) em 12 meses.

Somente na capital paulista, foram 22 mil contratados no ano (+6,39%), sendo 3.787 trabalhadores admitidos no mês de maio (+1,04%). Ao final dos primeiros cinco meses do ano, as construtoras paulistas já somavam 788 mil empregados com carteira assinada no Estado. Desta vez, apenas Sorocaba e São José dos Campos apresentaram quedas mensais no nível de emprego.

Fonte: Sinduscon – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: