Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção civil registra alta de 0,87% novos empregados em março

Texto: Redação AECweb

Mais de 18 mil brasileiros tiveram suas carteiras assinadas na área da construção civil

12 de maio de 2009 - Mesmo com a crise econômica que atingiu importantes setores da economia, o número de emprego na construção civil cresceu 0,87% em março deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o estudo, mais de 18 mil brasileiros tiveram suas carteiras assinadas na área da construção civil. Com o resultado, cerca de 36 mil novas vagas formais foram abertas no setor, no primeiro trimestre de 2009, o que significa uma elevação de 1,76%, em comparação a dezembro do ano passado.

Segundo o diretor de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, os resultados precisam ser vistos com cautela e não como um processo de recuperação da crise econômica. Para ele, o emprego até pode continuar crescendo por mais alguns meses, mas só se manterá se, no segundo semestre, os juros baixarem mais e se houver uma recuperação dos investimentos.

A Região Centro-Oeste foi a que registrou a maior alta proporcional no emprego na construção civil. Foram empregados mais 2.139 trabalhadores no setor, alta de 1,37% sobre fevereiro. Em seguida, veio a Região Sudeste, com alta de 1,2%. A redução ocorreu apenas na Região Norte, que demitiu 1.495 trabalhadores e houve uma queda de 1,57%.

Fonte: Gazeta Mercantil - SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: