menu-iconPortal AECweb

Construção civil registra melhor resultado de atividade e emprego desde 2012

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O cálculo, feito em quadrimestres, é da Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

foto de um trabalhador tirando caixas de um furgão
A análise é feita através de uma classificação, em que resultados acima de 50 pontos indicam aumento e resultados abaixo de 50 pontos indicam declínio (Foto: Gorodenkoff/Shutterstock)

18/05/2022 | 15:05 – A Confederação Nacional da indústria (CNI) divulgou, nesta quarta-feira (18), a Sondagem da Indústria da Construção. Os dados registram um resultado histórico: o melhor nível de atividade e de emprego na construção, entre janeiro e abril, nos últimos dez anos.

A análise é feita através de uma classificação, em que resultados acima de 50 pontos indicam aumento e resultados abaixo de 50 pontos indicam declínio. No estudo, que entrevistou 419 empresas — sendo 156 de pequeno porte, 175 de médio porte e 88 de grande porte — durante o mês de maio, as conclusões foram:

  • Índice do nível de atividade em 50,1 pontos em abril de 2022;
  • Índice do número de empregados em 50,7 pontos;
  • Queda de 1 ponto percentual na Utilização da Capacidade Operacional (UCO);
  • Índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade em 58,1 pontos;
  • Índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas em 57,4 pontos;
  • Índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços em 56 pontos; e
  • Índice de expectativa do número de empregados de 56,2 pontos.

Índice do nível de atividade

O resultado, de 50,1 pontos em abril, indica estabilidade. Apesar de o indicador apresentar número 1,2 ponto menor do que em março, o valor do índice é o maior para abril desde 2012, quando chegou aos 50,6 pontos.

Índice do número de empregados

Concluindo os cálculos em 50,7 pontos, o índice cresceu 0,7 ponto em relação a março. Esse resultado também foi surpreendente, já que é o maior desde abril de 2012, quando registrou 51 pontos.

Utilização da Capacidade Operacional (UCO)

A UCO para o mês de abril de 2022, por sua vez, caiu. Entretanto, apesar da redução de 1 ponto percentual na comparação com março, de 68% para 67%, os números também são os maiores desde 2014 (69%).

Índices de expectativa

Os empresários da construção seguem com expectativas positivas para todas as variáveis analisadas. O empresário espera alta do nível de atividade, do número de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e do número de empregados nos próximos seis meses.

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade apresentou estabilidade, permanecendo em 58,1 pontos, enquanto o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas aumentou 0,3 ponto, para 57,4 pontos.

O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços mostra pequena queda do otimismo, ao cair 0,5 ponto, para 56,0 pontos. Da mesma forma, o índice de expectativa do número de empregados também registrou recuo de 0,5 ponto, para 56,2 pontos. Apesar disso, o indicador está acima de 50 pontos, o que aponta para expectativas positivas e de crescimento.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: