Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção civil sustentável é debatida em seminário global

Texto: Redação AECweb

Três grandes eixos temáticos vão reunir sugestões da indústria, da academia e de governos aos desafios da sustentabilidade no setor

27 de junho de 2012 - Depois do Rio de Janeiro é a vez de São Paulo sediar debates sobre meio ambiente e sustentabilidade, agora dirigidos à construção civil. É a 4ª Conferência Global Ambiente Construído Inteligente e Sustentável (Sasbe 2012), que acontece entre os dias 27 e 29 de junho no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros). O evento, realizado a cada três anos, está na 4ª edição e já passou pela Austrália (2003), China (2006) e Holanda (2009).

Três grandes eixos temáticos vão reunir sugestões da indústria, da academia e de governos aos desafios da sustentabilidade na construção civil. Um quarto eixo tratará da sustentabilidade urbana. "Procuramos focar nos assuntos que vão nos oferecer possíveis respostas aos desafios dos próximos anos", explica a professora doutora da Unicamp Vanessa Gomes, coordenadora da edição brasileira da conferência.

Para ela, o grande diferencial do encontro é a diversidade de temas. A conferência recebeu trabalhos dos cinco continentes, o que lhe confere dimensão global. Em seus fóruns estão previstos debates com a participação de pelo menos dez especialistas internacionais. Vanessa Gomes acredita que por influência da Rio+20 há uma ênfase nos países emergentes, com a apresentação de resultados de pesquisas e projetos realizados na África do Sul, na China e no Brasil, sempre em contraponto com países desenvolvidos como EUA, Holanda, França e Alemanha.

Encabeçado pela Unicamp e Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com a organização internacional International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), o evento é realizado no Brasil pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP. Informações, inscrições e programação podem ser conferidas no site do evento, www.fec.unicamp.br/~sasbe2012 .

Sustentabilidade urbana

Outro diferencial é o foco em sustentabilidade urbana. Na tarde do dia 28 de junho, um fórum especial reunirá a pesquisadora sul-africana Chrisna Duplessis, o diretor do Laboratório de Morfologia Urbana do CSTB, França, Serge Salat, e o professor do Mackenzie Cláudio Leite, pós-doutorado pela California Polytechnic State University. Durante o evento serão apresentadas tecnologias inovadoras como a possibilidade de migrar para as cidades tecnologias de Energia Zero, Água Zero, Desperdício Zero, utilizadas na construção de bases militares dos EUA.

Fonte: DCI

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: