Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção comemora crescimento

Texto: Redação AECweb

Segmento cresce 14,9% no primeiro trimestre de 2010 atingindo recorde

09 de junho de 2010 - A construção civil teve o melhor início de ano de sua história. Impulsionado pelo aumento do crédito imobiliário, o setor cresceu nada menos do que 14,9% no primeiro trimestre de 2010 frente a igual período de 2009 - recorde absoluto da série de pesquisas iniciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1995.

Ainda que o índice esteja bem acima da própria taxa de crescimento do País, governo e empresas acreditam que ainda é possível ver números semelhantes a esse nos próximos meses. A trajetória ascendente da construção civil está fortemente ligada aos juros.

Com a expectativa de que o Banco Central não elevará tanto a taxa Selic, as previsões são de trimestres igualmente positivos até o fim do ano.

Aproveitando os bons ventos da economia, o incremento da renda do brasileiro e pegando carona nos programas de incentivo à construção de casas populares, o segmento habitacional também puxou a taxa de investimento para cima. As construtoras pisaram fundo no acelerador, compraram máquinas e ampliaram projetos.

Cimento

Os fabricantes de cimento estão animados com o desempenho da economia e alimentam uma boa expectativa para o surgimento de novos empreendimentos imobiliários.

"O PIB se justifica por causa das carências que o Brasil tem. Como fez o dever de casa, consolidando a estabilidade macroeconômica e aumentando o poder de renda da população, o crescimento da construção civil acaba sendo sustentável", disse o gerente nacional de Mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Valter Frigieri.

Segundo ele, o segmento está "muito colado" à conjuntura. Por isso, é inevitável que ele esteja aquecido agora.

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: