Construção debaterá como atrair e qualificar mão de obra

Texto: Redação AECweb

Discussão será realizada no Concrete Show 2011 e contará com a participação de especialistas do setor

25 de agosto de 2011 - Com o objetivo de discutir alternativas para a qualificação de mão de obra na construção, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), em parceria com a Fiesp e o Senai-SP, promoverá no próximo dia 2 de setembro, a partir das 9 horas, durante o Concrete Show, o seminário "Novos Caminhos para a Capacitação e Qualificação Profissional de Mão de Obra na Construção Civil".

O encontro contará com três painéis e terá a participação do economista da FGV Marcelo Neri, que ministrará o painel "Novas perspectivas da mão de obra na construção civil". Na ocasião, Neri discutirá o futuro da mão de obra do setor tendo em vista o forte crescimento nos últimos anos, que potencializou a escassez de trabalhadores nos canteiros de obra. O economista é autor de uma pesquisa, divulgada recentemente sobre a evolução do perfil sócio-econômico do trabalhador da construção civil.

"Nosso objetivo é encontrar caminhos para enfrentar o desafio de atrair e qualificar mão de obra, no momento em que o setor apresenta grande crescimento e necessita expandir seu contingente", afirma o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe.

O segundo painel contará com a presença de Abílio José Weber, diretor da escola Senai Orlando Lavieiro Ferraioulo, que discutirá as ações de qualificação profissional para a construção civil desenvolvidas pelo Senai-SP. Claúdio Viegas e Dilson Ferreira, da Fiesp-SP, discutirão o Plano de Qualificação da Mão de Obra na Construção Civil que será abordado no painel "Capacitação, invista nesta ideia", o segundo do dia.

O terceiro painel mostrará um case por meio da palestra "Treinamento de mão de obra no próprio canteiro: Como eu fiz – desafios e soluções". O seminário, destinado para diretores de construtoras, engenheiros e profissionais da área de Recursos Humanos, é aberto à imprensa.

O Concrete Show 2011 será realizado no Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Inscrições e informações: www.concreteshow.com.br.

Serviço: Concrete Show 2011
Seminário "Novos Caminhos para a Capacitação e Qualificação Profissional de Mão de Obra na Construção Civil".
Data: 2 de setembro de 2011
Horário: Das 9h às 15h
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5.

Fonte: Sinduscon - SP