Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construção do Consulado Estadunidense derruba mais de 80 árvores no RJ

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A derrubada, autorizada pela Prefeitura, aconteceu na Praça Irmãos Bernardelli, na Cidade Nova

imagem da praça Irmãos Bernardelli no Rio de Janeiro, que é o local em que as 80 árvores foram derrubadas
O canteiro de obras fica no centro da cidade (Foto: Mapio/Reprodução)

03/03/2022 | 16:01 –  A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou a derrubada de mais de 80 árvores na Praça Irmãos Bernardelli, na Cidade Nova, para a construção do novo Consulado Estadunidense. O canteiro de obras fica no centro da cidade.

Para compensar a atitude descriminada pelos ambientalistas, a Fundação Parques e Jardins anunciou que, durante o mês de março, fará o replantio de 928 mudas na região — sendo 488 delas na área onde vai ser o consulado e outras 440 na praça.

O terreno, até então, era do Instituto de Previdência e Assistência do Rio, e foi adquirido pelo Consulado junto à prefeitura. O local era utilizado, principalmente, para o lazer, mas os moradores foram obrigados a readequar o local de suas atividades.

A praça vai ser reconstruída, mas moradores temem a demora no crescimento das mudas. “Quando o benefício para a comunidade vai vir dessas mudinhas? Daqui a 30 anos. Então, de fato está sendo uma grande perda", disse a moradora Roberta Rodrigues.

Apesar de a construção ter gerado protestos e comoção virtual, o pronunciamento do Consulado dos Estados Unidos foi de que ele seguiu todos os protocolos ambientais necessários.

O vereador Chico Alencar, integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Rio, disse que a autorização para o plantio compensatório costumava ser dada pela Secretaria de Meio Ambiente, mas que, depois que o comando foi encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa se tornou uma “espécie de simplificação para liberar a compensação”.

"Retirar mais de 80 árvores, incluindo palmeiras, de uma área muito edificada para edificar mais e ali colocar um canteiro de obras é totalmente equivocado. Cruel, até", disse Chico Alencar.

A preocupação de uma série de arquitetos e especialistas do setor do urbanismo, agora, é com os cuidados com as novas mudas, que demandam muita atenção para chegar à vida adulta.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: