Construção usa cerca de 90% da capacidade
Empresas estão investindo e ampliando a capacidade de produção
12 de abril de 2010 - O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Paulo Safady Simão, disse na sexta-feira que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) de alguns segmentos da construção está beirando os 90%.
De acordo com ele, grande parte das empresas está com NUCI entre 87% e 88%. Simão ponderou que não há razão para temer um eventual desabastecimento, pois todas as empresas estão investindo e ampliando a capacidade de produção.
Simão disse ainda que a meta inicial de contratar a construção de 1 milhão de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida será cumprida em dois meses e que até o fim deste ano totalizará 1,2 milhão de casas. Até agora, já foram contratadas 800 mil casas.
O presidente da CBIC disse ainda que a falta de mão de obra especializada está obrigando o setor a importar trabalhadores da Colômbia, Bolívia e Peru. O número ainda não é significativo, segundo ele, mas é mais uma demonstração de que este é o principal gargalo do setor.
Fonte: DCI - SP