menu-iconPortal AECweb

Construir ou reformar ficou mais caro em São Paulo

Texto: Redação AECweb

Reajustes dos salários dos engenheiros e trabalhadores influenciou no mês de maio

03 de junho de 2011 - Construir ou reformar a casa própria em São Paulo ficou mais caro no mês de maio. O aumento nos custos das construtoras com os materiais, os salários dos engenheiros e até da peãozada fez com que o indicador que mede a variação de preços no setor subisse exatamente o mesmo que a inflação geral dos últimos 12 meses: 6,52%.

O CUB (Custo Unitário Básico) construção paulista fechou em R$ 939,37 por metro quadrado. Ou seja, para construir uma casa de 70 metros quadrados, o proprietário vai gastar cerca R$ 65.730. O indicador é calculado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

No mês passado, os custos das construtoras com materiais de construção cresceram 0,19% em relação a abril. Na mesma base de comparação, a mão de obra ficou 5,78% mais cara e os salários dos engenheiros aumentaram 6,77%.

Em nota à imprensa, o diretor de economia do Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan, afirma que o CUB sofreu forte influência do acordo coletivo firmado em maio com o Sintracon, sindicato que reúne os trabalhadores da capital paulista, o que ocasionou a elevação do custo da mão de mão. “Como os acordos com os sindicatos de trabalhadores do interior do Estado foram fechados mais tarde que o da capital paulista, deverá haver ainda algum aumento residual em junho”.

Zaidan observou ainda que o aumento nos custos com insumos da construção em maio foi de apenas 0,19%, abaixo da média registrada de janeiro a abril, de 0,26%. Ele destacou que alguns insumos aumentaram por conta do preço do petróleo, seja por serem derivados dessa matéria-prima, como plásticos e asfalto, seja pelo peso do frete no transporte.

Fonte: R7

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: