Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Consulta pública da Norma de Desempenho está na reta final

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Votação segue até 13/9; esta e outras novidades referentes à normalização do setor podem ser conferidas no relatório do mês de agosto

10 de setembro de 2012 - A consulta pública nacional para as seis partes da ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais, mais conhecida como Norma de Desempenho, se encerra na quinta-feira, 13/9. Este é o destaque do relatório de normalização, referente ao mês de agosto, que está disponível para consulta no site do Secovi-SP.

O documento, elaborado pelo engenheiro e assessor da vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato, Ronaldo Sá, traz informações sobre as principais normas que afetam o setor imobiliário, dentre elas, as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os textos normativos da Norma de Desempenho em consulta, objetos de votação, são: Requisitos Gerais (NBR 15575-1); Sistemas estruturais (NBR 15575-2); Sistemas de pisos (NBR 15575-3); Sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 15575-4); Sistemas de coberturas (NBR 15575-5); e Sistemas hidrossanitários (NBR 15575-6). A consulta está disponível no link www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx. A recomendação é que todos os agentes e profissionais atuantes do setor imobiliário participem da votação.

Para acessar a íntegra do relatório, clique aqui. O documento também está disponível no site dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária.

Relatório traz novidades de normalização todos os meses

Resultado de parceria entre Secovi-SP (Sindicato da Habitação), SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o trabalho tem por objetivo a participação ativa das entidades na tomada de decisões das comissões. O relatório, elaborado por Ronaldo Sá, é atualizado mensalmente, com a consolidação dos principais aspectos e o andamento das comissões de estudo da Associação.

Conforme diretiva da ABNT, somente quem participa de 30% das reuniões pode discutir os pontos identificados em consulta nacional. A equipe que faz o acompanhamento das comissões adotou uma metodologia que inclui desenvolvimento de textos e atuação em pontos isolados, de acordo com deliberações dos integrantes da vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP.

Fonte: Secovi – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: