Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Consultor vê bom desempenho do setor

Texto: Redação AECweb

Professor da FGV Robson Gonçalves projetou que os dois principais indicadores terão crescimento

11 de julho de 2012 - O professor e consultor da FGV Projetos Robson Gonçalves estimou que a atividade da construção terá um bom desempenho em 2012. Ele projetou que os dois principais indicadores desta atividade terão crescimento, em relação a 2011: o nível de emprego das construtoras (+8,1%) e o consumo de cimento (+11,3%).

Falando na Reunião de Conjuntura da Diretoria do SindusCon-SP realizada em 4 de julho, Gonçalves mostrou que, diferentemente do desempenho negativo da indústria de transformação, a indústria de materiais registrava um crescimento de 3,3% em sua produção física no acumulado do ano até maio. Por conta das importações, o comércio varejista exibia um aumento de 13,3%. Ele projetou que, em 2012 comparado com 2011, a produção da indústria de materiais crescerá 0,7% e o comércio desses insumos aumentará 12%.

Em relação à conjuntura, o professor comentou que “a retomada do crescimento econômico não se dará neste ano e talvez comece em março”. Segundo ele, no momento a política econômica de estímulo ao consumo está sendo ineficaz, porque as famílias ou já compraram bens como automóveis e geladeiras e/ou estão utilizando sua capacidade de pagamento para honrar os crediários.

Além disso, acrescentou, o nível de desembolso dos investimentos públicos federais em infraestrutura está muito baixo. O Ministério dos Transportes, por exemplo, só havia despendido até maio 20% do total que está autorizado a gastar no ano, e ainda assim, em sua grande maioria, para restos a pagar.

Para Gonçalves, a estratégia de estimular o consumo desmontará se o PIB crescer menos de 2% em 2012. “Talvez a retomada econômica só comece mesmo em março”, comentou.

Fonte: Sinduscon - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: