Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Contaminação por Covid-19 nos canteiros segue em patamares reduzidos

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Conforme pesquisa, 0,12% dos trabalhadores havia sido afastado por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, e 0,07% deles foi confirmado com a doença

No período, foi constatada a existência de 514 obras em andamento e 4 paradas, com 98% do pessoal operando de maneira ativa (Créditos: Budimir Jevtic/ Shutterstock)

30/09/2020 | 14:43 - O SindusCon-SP e o Seconci-SP divulgaram os resultados da 20ª edição da pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, que mostra a permanência dos patamares reduzidos de contaminação nos canteiros de obras. Esta rodada do levantamento teve a participação de 41 empresas, responsáveis por 518 obras, que totalizam 34.57 empregos diretos e terceirizados. A apuração ocorreu entre 17 a 23 de setembro.

Conforme a pesquisa, 0,12% dos trabalhadores havia sido afastado por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, e 0,07% deles foi confirmado com a doença.

No período, foi constatada a existência de 514 obras em andamento e 4 paradas, com 98% do pessoal operando de maneira ativa. Outro destaque é que todas as empresas adotam medidas como aferição de temperatura corporal, higienização das mãos, orientações diárias sobre prevenção, demarcação de áreas de vivência e fornecimento de máscaras para o transporte.

Além disso, 93% das empresas realizam a limpeza dos equipamentos e ferramentas e distribuem máscaras extras para utilização na obra, e 88% delas realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Na análise dos presidentes Odair Senra, do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, do Seconci-SP, tanto as empresas como os trabalhadores têm se mantido firmes na observância das medidas de prevenção nos canteiros de obras, trajetos e residências.

“Está havendo uma conscientização geral da indústria da construção sobre a importância de se manter a disciplina para evitar novas contaminações pelo coronavírus. Isto é muito positivo, considerando o desafio da introjeção de novos hábitos, como o uso permanente de máscaras, a higienização constante das mãos e a manutenção do distanciamento”, comentam Senra e Ishikawa.

Os interessados em participar do levantamento podem enviar um e-mail para pesquisacovid-19@seconci-sp.org.br. A entidade entrará em contato para a inclusão da empresa na enquete, garantindo total sigilo sobre as informações.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.

Veja o relatório completo da 11ª à 15ª rodada da pesquisa.

Veja o relatório completo da 6ª à 10ª rodada da pesquisa

Veja o relatório completo das cinco primeiras rodadas da pesquisa.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: