Copa do Mundo do Brasil terá quatro estádios verdes

Texto: Redação AECweb

Número de arenas registradas para receber o selo LEED deve dobrar

01 de junho de 2010 - Quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014, a ONG GBC Brasil logo iniciou articulações com o Comitê Organizador Local (COL) para promover a conceito da sustentabilidade nos estádios do País. Apesar de haver apenas a orientação do COL para a certificação LEED, o Brasil já possui quatro arenas registradas para receber o sele verde e outras quatro cidades garantiram que irão buscar a certificação.

Os estádios já registrados são o Mineirão 2014(BH), Complexo Esportivo do Amazonas (Manaus), Arena Cuiabá e Estádio Nacional de Brasília (Brasília). Há também o comprometimento das arenas Maracanã (Rio), Cidade da Copa (Recife), Das Dunas (Natal) e Fonte Nova (Salvador) em se tornarem empreendimentos verdes.

“Acreditamos que esta é uma oportunidade única para o Brasil realmente se firmar neste conceito da construção civil verde e mostrar para o mundo que podemos, e seremos uma nação sustentável”, afirma Marcos Casado, gerente técnico da ONG GBC Brasil.

Além de minimizar os impactos da construção civil no meio ambiente, a certificação LEED garantirá às arenas brasileiras a redução de cerca de 10% na operação, ou seja,  redução do custo de manutenção dos estádios e ginásios do país, que é um dos principais problemas das administrações destes espaços.

A arena verde tem como premissa o uso da água de forma responsável, e ser dotado de maior eficiência energética. É possível reduzir em 30% o consumo de água e até 10% o gasto em energia, além da contratação desta energia de fontes renováveis. A certificação LEED também leva em consideração aspectos positivos como a localização, o acesso por meio de transporte público, o uso de materiais recicláveis na construção, a aplicação de tecnologias que reduzem o efeito ilha de calor, o desvio do entulho dos aterros sanitários com o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos mesmos, entre outros pontos.  Isto tudo mostrará, que ao atender estas diretrizes, teremos também ótimos resultados no entorno destes locais e a sociedade como um todo.

Fonte: GWA Comunicação Integrada