menu-iconPortal AECweb

Cresce o número de reformas de imóveis na pandemia

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Da simples pintura e instalação de soluções que auxiliam o cotidiano, à atualização completa dos imóveis, as intervenções esbarram na alta dos preços e falta de materiais de construção

30/11/2020 | 15:41 - Instalada a crise sanitária, a casa e o morar com mais conforto se tornaram objeto de desejo das pessoas. Em entrevista ao podcast do Portal AECweb, o arquiteto Flávio Machado, titular do escritório homônimo e da Set Construtora, conta que desde março já projetou e executou mais de uma dezena de reformas. “Muitos optaram pelo ‘faça você mesmo’ para tornar os ambientes mais agradáveis. Outros, principalmente quem comprou imóvel usado, procederam a intervenções mais profundas”, diz.

Os cuidados com as regras de higiene obrigatórias para conter o novo Coronavírus e o trabalho em home office impulsionam esse movimento. É o caso da melhoria dos acessos dos edifícios residenciais, para recepção das encomendas que chegam por delivery. Machado relata o projeto e execução de melhorias em condomínio da zona oeste de São Paulo, que melhorou o fluxo de acesso e solucionou a recepção de entregas por delivery.

Não entrar com calçados em casa é o novo e saudável hábito, o que pede a organização da entrada do apartamento. “Quando a unidade conta com um hall privativo, instalo armário ou mesmo um banco com prateleira para o morador trocar e guardar os sapatos que usa na rua. Se tem espaço suficiente, pode entrar uma chapelaria e ganchos para as crianças colocarem as malas”, destaca, acrescentando que já executou várias adequações do tipo em apartamentos existentes e que esses elementos entram em todos os seus novos projetos.

Paralelamente, há demanda de empresas que decidiram por manter parte dos funcionários em home office e, com isso, reduziram a área que ocupavam antes da pandemia. Nesse caso, a solicitação é por projetos de intervenções para a adequação dos escritórios ao novo local. Além das reformas, o arquiteto relata que cresceu o volume de projetos de casas em condomínios, em cidades do entorno da capital paulista.

A Set Construtora municia suas equipes com todos os elementos necessários à proteção da saúde. Os desafios no período inicial da pandemia foram desde a proibição de obras nos condomínios até as restrições de horário e número de funcionários. Nos últimos meses, a escassez e os altos preços dos materiais de construção são dificuldades adicionais. O arquiteto comenta, ainda, as intervenções que tornam mais caras as reformas e, também, a importância da norma ABNT 16.280 – Reforma em Condomínios.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: