Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Curso de construção civil capacita mulheres na região de São Carlos

Texto: Redação AECweb

Projeto aumentará as oportunidades de trabalho das mulheres da região, para que elas possam atuar numa área antes só ocupada pelos homens

28 de junho de 2012 - Terminou, na semana passada, o 1º módulo do Projeto "Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia", que ofereceu para as mulheres da região um curso especial sobre construção civil.

O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, 1.575, no centro da cidade. Ao todo, finalizaram o 1º módulo (que contou com 63 horas de aula) 146 mulheres, que estão sendo capacitadas para atuar, de maneira qualificada, no setor da construção civil em São Carlos.

Segundo os organizadores do projeto, o curso aumentará as oportunidades de trabalho das mulheres da região, para que elas possam atuar numa área antes só ocupada pelos homens, além de oferecer um meio para obtenção de qualificação profissional e de renda.

Ao mesmo tempo, elas irão abastecer o mercado de trabalho local, que ainda apresenta escassez de profissionais capacitados na área em discussão.

"Vocês são mulheres batalhadoras e que têm muita vontade de progredir na vida. Este curso, além de oferecer capacitação profissional a vocês, está integrando a família, porque vejo vocês aqui, muitas acompanhadas de seus maridos e filhos", ressaltou o prefeito de São Carlos, Osvaldo Barba.

O segundo módulo do curso, programado para começar no início de agosto, trará os seguintes tópicos: pintura predial externa e interna, assentamento de tijolos e regularização de paredes e pisos, aplicação de cerâmica e assemelhados, instalações hidrosanitárias e carpintaria estrutural.

Ao final da cerimônia, foi exibido um vídeo gravado durante as aulas e que expôs a convivência harmônica entre as alunas, que enfatizaram seu desejo de poder atuar na área da construção civil. Todas as participantes receberam certificado de conclusão do primeiro módulo.

Implantando pela Prefeitura de São Carlos, o projeto "Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia" recebeu financiamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, que direcionou uma verba de R$ 601.566,46 para a aplicação do curso no município. A prefeitura também investiu R$ 251.480,88 e ainda ofereceu passe de ônibus, alimentação, monitor para filhos (as) das alunas (de 5 a 13 anos) durante todo o período de realização do curso. Para o próximo módulo as alunas receberão um kit de ferramentas e uniforme

Fonte: DCI

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: