Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Curso vai qualificar duas mil pessoas para a construção civil

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Capacitação acontecerá durante as obras da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca

12 de dezembro de 2012 - A empresa Ilha Pura, formada pela Carvalho Hosken e pela Odebrecht Realizações Imobiliárias, vai oferecer, até 2015, duas mil oportunidades de qualificação na área de construção civil. Os cursos são gratuitos, e os alunos recebem refeição, uniforme, material didático, vale-transporte e seguro de vida.

A capacitação acontecerá durante as obras da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca. As 3.600 unidades do empreendimento serão usadas como alojamento para os participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

As primeiras turmas foram formadas no último dia 19, com cursos de ajudante de produção e de pedreiro. São 150 alunos. Entre eles estão a faxineira Maria da Glória Alves da Silva, de 37 anos, e o auxiliar de pedreiro Francisco Alves da Silva, de 27, casados há quatro anos.

- Essa oportunidade caiu do céu para mim. Eu nunca trabalhei com carteira assinada e, agora, vou conseguir - sonha Maria da Glória.

- Eu quero aumentar meu conhecimento na área para ganhar um salário melhor - planeja Francisco.

O ajudante de pedreiro Mario Jorge Barbosa, de 44 anos, vê o curso como uma oportunidade única:

- Estou desempregado, e as aulas são ótimas.

O vendedor Fernando Santana, de 24 anos, não quer usar os conhecimentos do curso apenas para trabalhar:

- Tenho vontade de construir minha própria casa.

Endereço: Os interessados devem comparecer à Rua Olof Palm 305, na Barra da Tijuca, em frente ao portão 4 do Riocentro. O horário de atendimento é das 8h ao meio-dia.

Requisitos: Basta saber ler e escrever para fazer os cursos.

Documentos: Deve-se apresentar identidade, CPF, título de eleitor, cartão do Programa de Integração Social (PIS), carteira de trabalho, comprovante de residência e declaração de escolaridade.

Prazo: Inicialmente, as inscrições estarão abertas até o fim de janeiro de 2013, com a possibilidade de haver um novo prazo posteriormente.

Duração: A carga horária dos cursos de qualificação é de 160 horas (um mês e meio).

Turmas: As turmas são formadas de acordo com a necessidade de contratação de mão de obra da Vila dos Atletas. Estão planejadas turmas para pedreiro, armador, soldador, eletricista predial, encanador e carpinteiro. Esta última será a próxima, com início das aulas programado para o dia 14 de janeiro.

Certificação: As aulas são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que vai certificar os alunos. Além do Senai, o projeto tem o apoio do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) e da Secretaria municipal de Trabalho do Rio.

Contratação: Quem fizer os cursos poderá ser contratado para trabalhar na construção da Vila dos Atletas, dependendo da avaliação do aluno e da disponibilidade de vagas.

Telefones: Informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3733-7955 e (21) 3733-7888.

Fonte: Extra

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: