menu-iconPortal AECweb

Custo da construção mantém estabilidade em outubro

Texto: Redação AECweb

Custos das construtoras com insumos de construção se elevaram 0,13% em comparação a setembro

03 de novembro de 2011 - O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo registrou em outubro um aumento de 0,05% em relação a setembro. Calculado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Segundo o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, “a estabilidade do CUB reflete o momento de desaceleração econômica, que também influencia nos custos dos materiais de construção”, afirma.

Em outubro, os custos das construtoras com insumos de construção se elevaram 0,13% em comparação a setembro. Não houve variação nos custos com mão de obra e os salários dos engenheiros permaneceram inalterados. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,05% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que neste mês ficou em R$ 954,26 por metro quadrado.

No acumulado de 2011, o CUB registrou alta de 5,76%. Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, a variação é de 5,62%.

Ainda em outubro, apenas dois dos 41 insumos da construção pesquisados aumentaram acima do IGP-M do mês, que se elevou em 0,53%: a locação de betoneira elétrica (+0,57%) e o tubo de cobre (+0,56%).

Fonte: Sinduscon – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: