Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Custo da construção paulista aumenta 1,54% em maio

Texto: Redação AECweb

Os aumentos dos custos com salários dos engenheiros e com a mão de obra contribuíram para o resultado

02 de junho de 2009 - Depois de dois meses consecutivos de queda, o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo voltou a se elevar. Em maio, subiu 1,54%, comparado a abril.

O CUB é o índice oficial, calculado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV Projetos, que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil paulista.

Para o resultado, contribuíram os aumentos dos custos com os salários dos engenheiros (+3,72%) e com a mão de obra (+2,80%), resultantes do acordo coletivo firmado com o sindicato dos trabalhadores do setor na capital paulista.

O custo dos materiais de construção manteve-se praticamente inalterado (+0,08%). A média ponderada entre essas variantes resultou na elevação (+1,54%) do CUB Representativo da construção civil paulista (R8-N) em maio, equivalente ao custo de R$ 842,15 por metro quadrado.

Com isso, o CUB registra aumento acumulado de 1,97% no ano de 2009 e de 8,99% no acumulado dos doze meses encerrados em maio.

Fonte: Investnews

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: