Cyrela ampliará participação na baixa renda em 2010
Empresa informou a analistas que em todo o ano de 2010 pretende entregar de 17 mil a 21 mil unidades
29 de março de 2010 - A Cyrela Brazil Realty pretende ampliar de forma significativa as entregas de imóveis em 2010. A incorporadora deve encerrar apenas o primeiro trimestre com cerca de 4 mil unidades, o triplo de um ano antes e o mesmo número dos três últimos meses de 2009.
A empresa informou a analistas que em todo o ano de 2010 pretende entregar de 17 mil a 21 mil unidades. O ponto médio da estimativa - de 19 mil unidades - representaria um aumento de 153 por cento sobre 2009, destacou a corretora Ativa em relatório.
"Deste volume, entre 50 e 60 por cento serão voltados ao segmento econômico, por meio da Living. O restante será para o padrão médio-alto", disse o vice-presidente financeiro da Cyrela, Luis Largman, à Reuters nesta sexta-feira.
De acordo com o executivo, a estratégia da incorporadora prevê um mix cada vez mais voltado à baixa renda, embora os segmentos médio e alto também estejam aquecidos. "Temos lançado tudo que é possível em todos segmentos, mas o mix para baixa renda será cada vez maior."
A diversificação do mix de produtos, contudo, levou a empresa a registrar uma queda na margem bruta em 2009, que foi de 34,5 por cento, ante 38 por cento no ano anterior. "O mix da Living foi responsável por apenas 0,5 por cento da queda na margem", assinalou Largman.
Vendas
Em relação às vendas contratadas, a Cyrela reportará no primeiro trimestre expansão contra um ano atrás, confirmando o reaquecimento da demanda refletido nos números da empresa no último trimestre.
"As vendas deste primeiro trimestre estão muito superiores às do ano anterior", disse Largman em teleconferência sobre os resultados realizada mais cedo.
Ele ressaltou que o primeiro trimestre de 2009 pode ser considerado um dos piores da história da empresa em decorrência da crise financeira mundial. De janeiro a março do ano passado, as vendas da Cyrela atingiram 501,8 milhões de reais. No período, foram vendidas 1.766 unidades.
Já em todo o ano passado, a maior incorporadora do país contabilizou vendas contratadas de 5,2 bilhões de reais, contra previsão da própria empresa de 5,1 bilhões de reais.
Segundo o executivo, a companhia mantém as projeções de crescimento até 2012, quando as vendas anuais devem chegar a entre 9,7 bilhões e 10,7 bilhões de reais. Para este ano, a estimativa é de que as vendas fiquem no intervalo de 6,2 bilhões a 6,9 bilhões de reais, subindo para entre 7,6 bilhões e 8,4 bilhões de reais em 2011.
Na avaliação da Ativa, o patamar de vendas registrado pela Cyrela no quarto trimestre -de 1,75 bilhão de reais- "é significativo e confirma os guidances agressivos" da empresa.
Living
O preço médio das unidades construídas pela Living -braço da Cyrela para a baixa renda- deve ser reduzido a 100 mil reais em 2010, ante 115,7 mil reais no ano passado, "em função de terrenos que foram e serão comprados", afirmou Largman.
Em todo o ano passado, as vendas da Living somaram 1,726 bilhão de reais, correspondentes a 14.913 unidades. Deste total, 8.354 unidades foram enquadradas no programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida".
Com a maior participação da Living no portfólio da incorporadora, o valor médio da unidade da parte Cyrela também diminuiu no ano passado, para 215 mil reais, ante 270,9 mil reais em 2008.
Fonte: Globo Online - RJ