De acordo com CNI, indústria da construção é mais afetada por baixa qualificação
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
74% das empresas têm problemas para encontrar profissionais qualificados
08 de novembro de 2013 - A construção civil é o ramo industrial que mais sofre com a falta de trabalhadores qualificados, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na última quinta-feira.
De acordo com a pesquisa, 74% das empresas de construção têm problemas para encontrar trabalhadores qualificados na hora de contratar. Para os ramos extrativo e de transformação, o percentual é dez pontos percentuais menor.
“Isso compromete a eficiência das empresas, a qualidade das obras, o cumprimento dos prazos e a redução do desperdício” avaliou, em nota, a CNI.
Para mitigar esse problema, 68% das companhias informaram que capacitam o funcionário na própria empresa. Além disso, a terceirização e o fortalecimento da política de retenção do trabalhador via salários e benefícios aparecem em segundo e terceiro lugar, cada um com 42% das respostas.
Mas o setor tem na alta rotatividade uma dificuldade suplementar para qualificar o funcionário. “Muitas contratações são para obras específicas, o que demanda contratos temporários de emprego”, explicou a pesquisa.