menu-iconPortal AECweb

Prédio que abrigava hotel desaba na Argentina

Texto: Vinícius Veloso

Edifício recebia obras que não haviam sido autorizadas pela administração municipal. Bombeiros ainda buscam 10 vítimas sob os escombros

Vista aérea do desabamento do hotel Dubrovnik. Destroços do prédio que caiu na Argentina danificaram as edificações vizinhas.(Foto: REUTERS/Pablo Funes)

30/10/2024 | 09:00 — Um prédio de 10 andares, onde funcionava o hotel Dubrovnik, desabou nesta terça-feira (29) e deixou vítimas em Villa Gesell — cidade turística localizada a cerca de 350 km de Buenos Aires, capital da Argentina. Segundo Hugo Piris, chefe do Corpo de Bombeiros da região, entre sete e nove hóspedes dormiam no edifício que passava por reforma quando o acidente ocorreu.

Clique aqui, siga o canal do Portal AECweb no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre construção civil no seu celular.

De acordo com a Câmara Municipal, a construção acontecia sem o cumprimento da legislação e não dispunha das autorizações necessárias. Há dois meses, o trabalho havia sido embargado pelo poder público, mas nunca foi realmente paralisado. Gustavo Barrera, prefeito de Villa Gesell, informou que a promotora Verónica Zamboni solicitou a prisão de quatro pessoas depois do acidente — ordens cumpridas no próprio hotel e nas residências dos investigados.

Os arquitetos responsáveis pela reforma no prédio também terão suas condutas apuradas. Toda a documentação da reforma e possíveis alvarás estão em posse da promotora. “Estamos trabalhando na busca de sobreviventes e em contato com familiares de pessoas que podem estar presas”, disse Zamboni, que esteve no local para colher depoimentos. Além do próprio hotel, um prédio vizinho de três andares desabou parcialmente atingido pelos escombros.

"Neste momento, embora ainda não seja possível detalhar com total precisão as causas do desabamento, pode-se afirmar que na área colapsada (parte traseira) a estrutura estaria sendo modificada de maneira ilegal e irregular", destaca nota divulgada pela Prefeitura de Villa Gesell.

O desabamento

A estrutura do Dubrovnik é dividida em duas partes: a frontal, onde funcionava a recepção, e a torre traseira que abrigava os quartos. O acidente ocorreu por volta de 1h da terça-feira, tendo começado na parte da torre. Segundo a Prefeitura de Villa Gesell, em 20 de agosto foram identificadas obras no interior do imóvel que aconteciam sem autorização municipal. Após o poder público intimar os responsáveis, foi solicitada à administração pública a liberação para troca da carpintaria e dos revestimentos do piso e do banheiro, além da retirada de bancadas e renovação da pintura.

As obras foram autorizadas pela Direção de Obras do município, com a ressalva de que a intervenção na carpintaria só poderia ser feita no nível do chão, e não em altura. Além disso, os proprietários acrescentaram um relatório técnico sobre trabalhos preparatórios para a instalação de um elevador que pretendiam colocar na área da recepção. Também solicitaram a liberação para a construção de uma divisória de passagem para o elevador. O poder público respondeu em 15 de outubro, pedindo a documentação formal para a execução desse projeto em específico. Ainda não há informações se esses papéis foram entregues para a administração municipal.

Bombeiros trabalhando no resgate das vítimas do desabamento de um hotel na Argentina.(Foto: Municipalidad de Villa Gesell)

Resgate

O trabalho de resgate das vítimas é considerado muito delicado, pois não foi possível entrar com máquinas no local do desabamento em um primeiro momento. Com isso, os destroços eram retirados manualmente. “Um esforço muito grande está sendo feito”, destacou Barrera. Uma mulher de 79 anos foi a primeira pessoa retirada dos escombros pelos socorristas, ela foi encaminhada ao hospital com lesões no punho e úmero. Porém, seu marido não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O casal estava hospedado no edifício ao lado do hotel Dubrovnik.

Os trabalhos continuaram na madrugada desta quarta-feira, com ajuda de refletores instalados na área para melhorar a visibilidade. Apenas por alguns minutos, nas primeiras horas da noite, a tarefa precisou ser pausada para realização de inspeções minuciosas no que restou do hotel.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda há 10 desaparecidos sob os escombros.

Hotel Dubrovnik

O Dubrovnik é um hotel tradicional de Villa Gesell. Fundado em 1986, por um casal croata que procurou homenagear as suas origens com o nome, o empreendimento estava perto de celebrar 40 anos. A edificação tinha formato circular para evocar o desenho de um navio — meio pelo qual milhares de europeus chegaram à América do Sul. De acordo com os herdeiros do casal no site do estabelecimento, o hotel “mantém muitos dos ideais familiares dos nossos pais imigrantes”.

Fachada do hotel Dubrovnik, prédio que desabou na Argentina.
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: