Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Desempenho do setor de cimento deve ficar estável

Texto: Redação AECweb

Indústria tem a expectativa de repetir o mesmo desempenho do ano passado

07 de julho de 2009 - A indústria do cimento divulgou ontem os números preliminares de vendas no primeiro semestre do ano e o resultado animou o setor, com a manutenção do nível registrado em 2008.

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), foram comercializadas 23,9 milhões de toneladas do produto nos primeiros seis meses do ano em todo o Brasil e, mesmo sem realizar um levantamento por uso do cimento, o segmento de edificações é o maior destino do material básico para construção civil.

Segundo o vice-presidente executivo da entidade, José Otávio Carvalho, com esse resultado a indústria tem a expectativa de repetir o mesmo desempenho do ano passado quando foram vendidas cerca de 51 milhões de toneladas de cimento.

"Apesar de ainda não atingirmos a metade do consumo do ano passado, o cimento tem um componente sazonal muito forte", explicou Carvalho. "No ano passado tivemos um crescimento de 14% sobre 2007, um resultado excepcional, e manter esse volume de vendas nesse ano é uma situação que podemos considerar boa", definiu o executivo.

Carvalho citou o fato de que a presença dos intermediários da cadeia do cimento, que vendiam no atacado e no varejo retraiu em 10% nos últimos anos, o que mostra que as grandes obras de infraestrutura como rodovias, viadutos e grandes empreendimentos imobiliários, conhecidos como mercado formal de construção civil, tem apresentado maior impacto sobre as vendas.

No mês de junho o volume de vendas foi de 4,2 milhões de toneladas. Em relação a junho de 2008 houve queda de 0,4%. A região Sudeste foi o maior destino, com cerca de 50% de todas as vendas.

Fonte: DCI - SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: