Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Destaque na Construction Expo 2013, Abcic divulga indústria do concreto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Construção Industrializada de Concreto será tema de uma série de ações em evento

25 de abril de 2013 - A Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto estará presente na Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, a ser realizada de 5 a 8 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A entidade está coordenando o Salão ABCIC da Construção Industrializada do Concreto, que mostrará o processo de elaboração dos pré-moldados de concreto, começando pelo projeto, passando pela fabricação até a montagem do sistema. Com isso, o visitante da Construction Expo 2013 terá a oportunidade de compreender o conceito, a importância e os benefícios que esse sistema vem trazendo para a construção civil brasileira.

Esse espaço exclusivo, desenvolvido em parceria entre a Abcic e a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, organizadora da Construction Expo 2013, reunirá, em um único local, todas as informações referentes aos pré-fabricados de concreto. Logo na entrada, o público poderá conhecer uma tecnologia de pisos em elementos em concreto: a praça para receber os profissionais será pavimentada com pavers para compor um espaço em concreto, integrando todo o Salão. Essa praça é uma ação institucional da Bloco Brasil. Painéis fotográficos e estações de vídeos levarão ao visitante uma visualização completa de todas as etapas do processo construtivo, com detalhes que englobam a parte da fabricação no parque industrial e a fase de execução do pré-moldado em uma obra.

O Salão terá ainda seis estações de trabalho, três áreas de relacionamentos e bem-estar para que os profissionais das empresas que estão patrocinando e apoiando a montagem do espaço possam fazer reuniões, programar encontros com clientes, fechar negócios e consolidar relacionamentos com os diversos públicos envolvidos na cadeia produtiva. Entre as empresas patrocinadoras estão Arcelor Mittal, Cassol, Incopre, Leonardi, Protendit, T&A, Holcim, PDI Pré-fabricados e Precon. As empresas apoiadoras são: Alveolare, BM Premoldados, Concrelaje, Engemolde, IBPC, IBPRÉ, Premo e Premodisa.

Para a divulgação da indústria do pré-moldado, a Abcic promoverá outras ações integradas à feira, porém realizadas em espaços fora do ambiente do Centro de Exposições Imigrantes. Está programada uma visita a uma planta de estruturas pré-fabricadas de concreto para profissionais que tenha interesse em conhecer o funcionamento de uma empresa que trabalha com esse sistema produtivo. Para participar, é necessário fazer o credenciamento. Terão prioridade na inscrição os participantes do Seminário e do Curso que a Abcic realizará no Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, que acontece simultaneamente à Construction Expo 2013.

O Seminário Desempenho e Confiabilidade das estacas pré-fabricadas de concreto como solução de fundações profundas, coordenado pelo Comitê de Estacas Pré-fabricadas de Concreto da Abcic, será promovido no dia 6 de junho, a partir das 14h00.

Direcionado a projetistas, construtores, cravadores, técnicos, professores e estudantes de engenharia, o seminário abordará os aspectos mais importantes para o melhor desempenho dessa solução, desde a fabricação das estacas até sua efetiva aplicação. Será uma ótima oportunidade para esses profissionais ampliarem e aprofundarem seu conhecimento sobre o tema, além de trocar experiências.

Já no dia 7 de junho, também a partir das 14h, a Abcic promoverá o curso Pré-fabricados de Concreto – Uma abordagem completa da fábrica aos canteiros de obras.  O curso é voltado aos profissionais ligados à cadeia produtiva da construção civil, engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos, e fornecerá conhecimentos práticos e teóricos sobre os processos que envolvem a pré-fabricação, desde sua contratação até a montagem.

Ministrado pelo engenheiro civil e engenheiro de estruturas Carlos Franco, esse curso conta oito créditos dentro do programa MasterPEC – Master Produção de Estruturas de Estruturas de Concreto do Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto.

De acordo com iria Doniak, presidente executiva da Abcic, essas ações integradas oferecem ao visitante a possibilidade de interagir, das mais diversas formas, com o setor e com a construção industrializada de concreto. “Todas as ações propostas estão alinhadas com a presença do sistema construtivo nas mais variadas obras de habitação e infraestrutura do País”, explica.

Durante a Construction Expo 2013, a Abcic ainda promoverá outras ações institucionais como a exibição de um vídeo especialmente produzido para detalhar como funciona o Selo de Excelência Abcic e o lançamento da 3ª edição do Prêmio Obra do Ano, que tem o apoio da Revista Grandes Construções.

Fonte: Abcic

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: