Doutores da Construção prevê crescimento de 75% em 2010

Texto: Redação AECweb

Objetivo é chegar a 500 lojas credenciadas até o final do ano, com cerca de 170 centros de treinamento

03 de março de 2010 - Desde que foi criada, no ano de 2006, a Doutores da Construção, plataforma de negócios que tem como apoiadoras as empresas Amanco, Astra, Coral, Sika, Docol, Schneider Electric, Phelps Dodge e Weber Quartzolit, ganha força e cresce a cada ano em número de vagas, lojas credenciadas, profissionais participantes e indústrias filiadas. O programa atua promovendo a cadeia produtiva do setor da construção como um todo, desenvolvendo profissionais e fomentando o varejo.

Impulsionado pela grande reestruturação ocorrida no ano passado, em 2010 a Doutores pretende ampliar sua rede de lojas e o alcance de profissionais. O objetivo é acelerar a expansão das lojas credenciadas promovendo inovação e diferenciação das mesmas em suas respectivas regiões, além de fomentar o programa de qualificação de profissionais da construção civil, diminuindo assim um dos principais déficits do setor, que é a falta de mão-de-obra qualificada.

"Pretendemos chegar ao patamar de 500 lojas credenciadas em todo o Brasil, com cerca de 170 centros de treinamento. Com esse crescimento, a previsão é que o volume de presenças em treinamentos suba 25%, alcançando um total de 150 mil presenças no ano", explica José Carlos Araújo, coordenador nacional de expansão da Doutores da Construção.

Para um melhor aproveitamento dos programas de qualificação, contribuindo com o fortalecimento do capital humano e melhora da qualidade de vida do profissional da construção civil, a grade dos cursos passa a ter 28 módulos, dois a mais que em 2009. Além disso, está programa a inserção de algumas disciplinas que fogem da prática diária, para tratar de assuntos éticos, comportamentais e orçamentários, fundamentais para os profissionais da construção civil. A ideia é contribuir para que ofereçam sempre um diferencial a seus clientes, além do serviço de qualidade prestado.

Proporcionalmente a esse crescimento do programa, a base Doutores também deve aumentar cerca de 25%, ou seja, 10 mil profissionais ingressarão na comunidade até o final de 2010. Todos os treinados têm o nome disponibilizado no site (www.doutoresdaconstrucao.com.br). Com isso o consumidor também é beneficiado, uma vez que os treinamentos ampliam a oferta de profissionais mais qualificados no mercado.

O site funciona como uma espécie de "guia online" e oferece uma lista completa dos profissionais já capacitados pela Doutores. Digitando apenas os números do CEP da região desejada, o consumidor encontra uma lista com os dados dos profissionais que estão mais próximos ao local escolhido, para poder entrar em contato diretamente.

Perfil
A Doutores da Construção é uma plataforma de negócios que utiliza um programa com técnicas de treinamento, relacionamento e fidelização, melhorando na ponta final a experiência do consumidor, que contrata um profissional mais preparado. O programa conta com uma grade completa de 28 módulos distribuídos em cinco canais de conhecimento: Alvenaria, Elétrica, Hidráulica, Pintura e Revestimento, e pode ser concluído em 60 horas-aula.

As lojas credenciadas disponibilizam, às 18 horas, um espaço apropriado para a realização das aulas, que acontecem de segunda a quinta-feira. Os instrutores são profissionais contratados pela Doutores da Construção. As aulas são transmitidas ao vivo via satélite, por meio de um canal dedicado da Sky. O programa possibilita interatividade com os profissionais que estão nas lojas por meio de telefone e e-mail. O instrutor responde às perguntas ao vivo durante a aula ou, posteriormente, por e-mail. O profissional também pode consultar perguntas frequentes no site ou mesmo enviar uma dúvida, que será respondida pela Doutores da Construção. Após o treinamento, o profissional faz uma avaliação teórica sobre o tema abordado.

Além dos treinamentos e da avaliação, o programa também contempla o Cartão Fidelidade, que carrega a marca da loja, gerando uma relação vantajosa com os profissionais, tornando-os grandes parceiros daquela loja. A qualificação profissional aumenta a empregabilidade dos profissionais, mas também mexe com a auto-estima. "Os profissionais e suas famílias se sentem muito orgulhosos em possuir um certificado, que muitas vezes são pendurados na parede da sala como um motivo de conquista", completa José Carlos.

Fonte: Portal Fator Brasil - RJ