Dubai inaugura museu construído por robôs
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O Museu do Futuro pretende mostrar como será o mundo em 2071
O empreendimento tem 77 metros de altura, 7 andares e ocupa 17,6 mil m² (Foto: Museu do Futuro/Reprodução)
23/02/2022 | 13:47 – A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, inaugurou, na última terça-feira (22), o Museu do Futuro. Construída por robôs, a novidade promete um vislumbre de como será o planeta em 2071.
O empreendimento está situado em uma região próxima ao Burj Khalifa — o arranha-céu mais alto do mundo — e foi projetado pela colaboração entre o escritório de arquitetura Killa Design e a consultoria de engenharia Buro Happold. A área ocupada é de 17,6 mil metros quadrados.
O formato circular da estrutura, com fachada futurista de 77 metros de altura, representa a humanidade. O centro oco, por sua vez, proporciona a sensação de “desconhecimento do futuro”, e a base verde remete a terra.
O exterior do museu também é repleto de escritas em árabe, que representam poesias na caligrafia do próprio primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Al Maktoum.
Seguindo seu propósito, a construção é marcada pela sustentabilidade: somente os painéis solares são capazes de fornecer 4 mil megawatts de energia. A fonte abastece os sete andares do local, que é repleto de peças em aço inoxidável.
Os idealizadores contaram que a visita ao museu deve proporcionar experiências futuristas, como a viagem em missões especiais. Assim, todo o passeio é guiado pelos ideais de pensadores e especialistas internacionais, para que a viagem aconteça como uma imersão às gerações futuras.
Além disso, o espaço também inclui homenagens claras ao renascimento da excelência árabe na ciência, pesquisa e matemática.