menu-iconPortal AECweb

É possível construir habitações populares sustentáveis

Texto: Redação PE

Debate promovido pela Basf, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, apresentará iniciativas como o IPTU Verde, adotado em Guarulhos (SP), e o Selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal

Mostrar que as moradias destinadas às famílias das classes C e D podem ser ambientalmente adequadas é a finalidade da palestra “Edifícios sustentáveis para habitação popular”, que ocorre nessa quinta-feira (31/10), das 19h30 às 22h, na CasaE. Para discutir o tema, estão previstas a presença do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, e de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades.

A iniciativa integra o ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”, promovido pela Basf, companhia líder mundial na área química, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo é discutir, junto aos profissionais da área, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.

Um programa que será apresentado na palestra é o IPTU Verde, implantado no município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A proposta consiste em um desconto de até 20% no tributo para o contribuinte. Para garantir esse benefício, é preciso adotar, ao menos, duas medidas ambientais como, por exemplo, sistema de captação d´água de chuva, de reuso d´água, de utilização de energia eólica ou de aquecimento elétrico solar, construções com materiais sustentáveis, utilização de energia passiva, instalação de telhado verde e separação de resíduos sólidos.

Fonte: divulgação BASF
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: